Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sobral recebe educadores de escolas municipais do Rio de Janeiro para imersão em educação pública

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Quatorze educadores de escolas públicas do interior do Rio de Janeiro, vencedores do Prêmio João e Maria de Educação 2022, estão em Sobral, no Ceará, para conhecer experiências pedagógicas da cidade. Eles serão recebidos, hoje (25/08), pelo Secretário Municipal de Educação, Herbert Lima.

A cidade é referência em alfabetização infantil, liderando os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens dos municípios brasileiros.

Durante a visita, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer escolas modelos de ensino como o Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar, a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina.

Sobral saiu de uma realidade de analfabetismo para se tornar referência em Educação. A chave do sucesso da cidade é a coerência entre todas as ações: há objetivos de aprendizagem claros e os resultados das avaliações periódicas guiam o planejamento dos professores, realizados semanalmente com apoio da Coordenação Pedagógica de cada escola.

“Ao mesmo tempo que a Secretaria cobra por bons resultados, dá todo o suporte necessário e premia aqueles que atingem as metas. Trazer esses educadores pra cá é inspirá-los a continuar aprimorando suas ações, acreditando que a escola pública de excelência é possível”, comenta Ana Radzevicius, Coordenadora de Implementação no Instituto João e Maria Backheuser (IJMB).

A premiação, promovida pelo Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) com o objetivo de reconhecer as escolas que estão implementando melhorias no processo de alfabetização de seus alunos, é voltada para as instituições públicas dos municípios de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu com turmas de Pré-escola e 1º e 2º anos do Fundamental.

Mais notícias