Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Com Fiocruz e Instituto Pasteur, Distrito de Inovação e Saúde no Eusébio vai fortalecer ciência e tecnologia no Ceará

Pesquisadora. Foto: Divulgação/Governo do Estado
Pesquisadora. Foto: Divulgação/Governo do Estado

A implantação do Distrito de Inovação e Saúde do Ceará, com a inauguração do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, no Eusébio, vai fortalecer a ciência e a tecnologia.

A unidade reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados às duas instituições, com uma abordagem integrativa. O esforço visa melhorar o tratamento de doenças infecciosas e não transmissíveis através da imunoterapia. Esse espírito de cooperação, inclusive, fortalece a relação centenária entre a Fiocruz e o Instituto Pasteur, iniciada pelo médico e cientista Oswaldo Cruz em Paris, no século 19.

É o que avaliam o vice-presidente vice-presidente do Instituto, Christophe D’Enfert, e o cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas.

“Estou convencido de que a parceria vai contribuir para novas descobertas e inovações, além da formação de uma nova geração de cientistas”, disse D’Enfert. “Existem hoje mais de 87 acordos de cooperação assinados entre universidades francesas e brasileiras, com 150 programas de duplos diplomas”, completou Serge Gas.

O Centro Pasteur-Fiocruz vai colaborar estreitamente com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), por meio de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento que está em estruturação. A ideia é atuar em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas públicas ou privadas.

A proposta é o compartilhamento e realização de iniciativas integradas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de serviços relacionados à saúde, sejam esses insumos farmacêuticos ativos (IFA) para medicamentos, reativos de diagnóstico, insumos de natureza médico-hospitalar, soluções digitais e inovações sociais em saúde, com foco no desenvolvimento econômico local e estadual, na sustentabilidade do sistema único de saúde e na soberania do Brasil no setor de saúde.

O Centro

Inaugurado nesta sexta, o Centro é um projeto pioneiro de colaboração entre Instituto Pasteur de Paris e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é tornar as imunoterapias mais acessíveis, reduzindo custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e tornando-as disponíveis para mais pessoas. As ações do Centro terão três áreas científicas prioritárias: câncer; doenças infecciosas e negligenciadas; e doenças autoimunes, neurodegenerativas e inflamatórias.

Além da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o equipamento conta ainda com o apoio financeiro do Ministério para a Europa e as Relações Exteriores da França, por meio de sua Embaixada em Brasília.

Com investimentos de R$ 500 milhões, Fiocruz e Instituto Pasteur inauguram Centro de Imunologia e Imunoterapia no Eusébio

Mais notícias