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Focus Colloquium: Rodrigo Mont’Alverne aborda a arte do marketing espontâneo e um “case” ímpar na publicidade brasileira

 Rodrigo Gomes Mont’Alverne. Foto: Reprodução/Youtube

A expressão ‘Pega o Guanabara e vem’ tornou-se parte do cotidiano das pessoas, sendo aplicada nas mais diversas situações.

Originada de uma música “chiclete”, ela se destacou como um exemplo notável de marketing espontâneo. Antes mesmo de seu lançamento oficial, tanto a letra quanto a melodia chegaram aos ouvidos de Rodrigo Mont’Alverne, profissional responsável pelo marketing da Expresso Guanabara, uma empresa cearense que se estende por 14 estados brasileiros.

Para compreender esse fenômeno, o Focus Colloquium recebeu o Rodrigo Gomes Mont’Alverne, um administrador de empresas formado pela Unifor e com MBA em Gestão de Marketing, Gestão Empresarial (FGV) e Estratégia Empresarial (Uece).

No diálogo com o jornalista e editor do Focus.jor, Fábio Campos, Rodrigo trouxe à tona o case de sucesso que, segundo suas palavras, surgiram após uma crise. Ele lembra do acidente do voo 1907 da Gol, que caiu no Mato Grosso após colidir no ar com um jato Legacy.

Em protesto contra deficiências do setor, os controladores de voo entraram em greve. Logo, com a paralisação, os terminais viviam lotados: diariamente, centenas de passageiros formavam longas filas para remarcar viagens e chegavam a dormir nos saguões.

Com isso, o mercado de transporte rodoviário precisou agir para captar os clientes durante a falha da malha aérea. Rodrigo afirma como foi o processo para a realização das campanhas publicitárias.

“A partir desses acontecimentos, vem a oportunidade. É aquela coisa rápida. Nós publicamos um anúncio no jornal com um passarinho dentro de uma gaiola de ouro com a frase: ‘Do que adianta voar, se você não pode viajar. Viaje sem atraso, viaje Guanabara'”, disse.

Mais que isso: Rodrigo também destacou as inovações introduzidas pela Guanabara desde sua criação em 1992, como o fornecimento gratuito de ar-condicionado, o hábito dos motoristas se apresentarem, a garantia de que os passageiros não viajariam em pé e a presença de banheiros, que revolucionaram o conceito de transporte rodoviário na época. Ele também mencionou o lançamento do Top Bus, que transformou o serviço em algo premium, fortalecendo a imagem da empresa.

Diante dos desafios enfrentados, como reclamações relacionadas aos restaurantes de beira de estrada, a Guanabara estabeleceu parcerias, melhorou os cardápios e qualificou os estabelecimentos em consultoria com o Sebrae. Essas medidas visavam proporcionar uma experiência de viagem mais satisfatória aos clientes, valorizando-os e fortalecendo o reconhecimento da empresa no mercado de transporte rodoviário.

Para saber mais, confira o programa completo:

Focus Colloquium, com Rodrigo Mont’Alverne: o sucesso “pega o Guanabara e vem”

“Nos apresentamos de forma mais robusta”, diz Rodrigo Mont’Alverne, da Guanabara, ao listar o que fez a marca crescer

Rodrigo Mont’Alverne, da Guanabara, explica marketing de oportunidade durante crise aérea em 2006

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