Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Lewandowski dá a Lula acesso a material de ação contra hackers

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva e deu ao ex-presidente acesso a mensagens de autoridades hackeadas apreendidas pela Operação Spoofing, como diversos membros da força-tarefa da Operação Lava-Jato.

A Operação Spoofing foi a responsável pela investigação e prisão de integrantes de um grupo de hackers que invadiu celulares do ex-juiz Sergio Moro, do procurador Deltan Dallagnol e de outros nomes da força-tarefa da Operação Lava-Jato de Curitiba.

De acordo com o despacho de Lewandowski, o ex-presidente deverá ter acesso às mensagens que digam respeito, direta ou indiretamente, a Lula e que tenham relação com as investigações e as ações penais contra ele. A 10ª Vara Federal do Distrito Federal tem um prazo de 10 dias para entregar o material. A defesa de Lula contará, ainda, com o apoio de peritos da Polícia Federal.

O site The Intercept Brasil divulgou, no ano passado, boa parte dessas mensagens, o que impulsionou a Operação Spoofing. O material divulgado pelo site sugere uma ação coordenada entre Moro, Dallagnol e os outros procuradores da Lava-Jato de Curitiba. Essa conduta, caso provada, se configuraria crime.

O ministro destaca a necessidade de manutenção do sigilo das mensagens. “Considerando que os arquivos arrecadados compreendem cerca de 7 TB de memória, envolvendo inclusive terceiras pessoas, advirto que os dados e informações concernentes a estas deverão permanecer sob rigoroso sigilo”, afirmou.

Mais notícias