Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sem dinheiro? Câmara aprova mais um pedido de empréstimo de Sarto e oposição se revolta

Foto: Divulgação

A administração do prefeito Sarto (PDT) solicitou, mais uma vez, um novo empréstimo para a Prefeitura Municipal. O valor de R$ 425 milhões, conforme o projeto de lei, será direcionado para investimentos públicos e atendimento às necessidades básicas dos fortalezenses.

Este é o oitavo pedido de empréstimo de Sarto em três anos e quatro meses de gestão.

Consequentemente, a votação foi caótica, com direito a protestos da oposição. O resultado foi de 24 votos a favor e 16 contrários, com o vereador Cônsul do Povo (PSD) se abstendo.

Insatisfeita, a oposição também aproveitou para criticar os sete empréstimos anteriores. A vereadora Priscila Costa (PL), por exemplo, votou contra e destacou que, “somando-se aos últimos aprovados, já totaliza quase 3 bilhões em empréstimos para a cidade de Fortaleza”.

Em suas palavras, a decisão ocorreu sem considerar os impactos e sem discussão com a população. Uma das preocupações levantadas foi o fato de que mais de 2 bilhões já estavam em andamento, prestes a serem efetivados, dos quais 1,4 bilhão seriam apenas de juros.

Na justificativa, o empréstimo menciona questões internacionais como a Guerra da Ucrânia e o conflito entre Israel e Hamas. Além disso, destaca questões da economia nacional, como o avanço na agenda de reformas.

“Essa gestão não se mostra coerente, pois vem de um mandato que vive de criar taxas, herança de Roberto Cláudio, que também desenvolveu e aumentou taxas através do preço do alvará, o que trouxe um peso considerável para a classe empresarial. A taxa do lixo foi criada por Sarto, então, veja bem, por que, então, retirar mais dinheiro da população se continuam a realizar empréstimos?”, provocou a vereadora, visivelmente indignada, ao Focus.Jor.

“Não deixam claro como os recursos serão gastos, e exatamente por isso agendei uma audiência pública para o dia 21 de maio”, disparou. Segundo a cearense, a assembleia será para discutir como esses empréstimos afetarão a população de Fortaleza.

O vereador Eudes Bringel (PSB) foi outro que se manifestou. Ao votar que não, justificou que a “população de Fortaleza merece transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos”. “Não podemos concordar com mais um empréstimo sem clareza sobre seu destino”, disparou.

“Estamos atentos e comprometidos com a fiscalização rigorosa para garantir que cada centavo seja investido de forma consciente e em benefício de nossa cidade”, seguiu o vereador.

Além destes, a vereadora Adriana Almeida (PT) também votou contra. “Já é o oitavo empréstimo que o prefeito Sarto solicita, totalizando 2 bilhões e 625 milhões de reais de 2021 a 2023. Esse último foi de 425 milhões de reais: e o prefeito Sarto não deixa claro onde esse dinheiro é investido”, enfatizou.

“Fala-se em infraestrutura, mas não há prestação de contas… ou seja, falta transparência. Enquanto isso, a cidade vem sofrendo com ruas esburacadas, acúmulo de lixo, saúde precarizada, problemas na iluminação pública, e transporte coletivo com frota diminuída”, lembrou a cearense. “E valores muito altos em véspera de eleição. Quem vai pagar essa conta? O próximo prefeito?”.

Confira como votaram

SIM:

  1. Adail Jr;
  2. Ana Aracapé;
  3. Carlos Mesquita;
  4. Diógenes Madeira;
  5. Didi Mangueira;
  6. Fábio Rubens;
  7. Gardel Rolim;
  8. Germano He-Man;
  9. Iraguassu Filho;
  10. Jorge Pinheiro;
  11. José Freire;
  12. Lúcio Bruno;
  13. Luciano Girão;
  14. Emanuel Acrizio;
  15. Kátia Rodrigues;
  16. Paulo Martins;
  17. Pedro Martins;
  18. Professor Enilson;
  19. Raimundo Filho;
  20. Márcio Martins;
  21. Marcelo Lemos;
  22. PPCell;
  23. Veríssimo Freitas;
  24. Wellington Saboia.

NÃO

  1. Adriana Almeida;
  2. Adriana Nossa Cara;
  3. Bruno Mesquita;
  4. Danilo Lopes;
  5. Dr. Vicente;
  6. Eudes Bringel;
  7. Enfermeira Ana Paula;
  8. Estrela Barros;
  9. Gabriel Aguiar;
  10. Léo Couto;
  11. Julierme Sena;
  12. Júlio Brizzi;
  13. Inspetor Alberto;
  14. Ronivaldo Maia;
  15. Priscila Costa;
  16. Tia Francisca.

Mais notícias