Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Windows 11 testa própria ferramenta para compactar arquivos em ZIP e 7z

Foto: KACPER PEMPEL

O Windows 11 vai permitir compactar arquivos no formato ZIP ou 7z de forma nativa. A informação foi divulgada pelo informante PhantomOfEarth no X, antigo Twitter.

A função está em fase de teste em compilações mais antigas do sistema operacional da Microsoft, mas deverá ser lançada na próxima atualização.

“O suporte para a criação nativa de arquivos 7z e TAR está sendo portada da Germanium (Windows 11 24H2) para as versões 23H2 e 22H2”, disse o informante no post demonstrativo. “[O recurso] está presente e totalmente funcional na versão Beta 22635.3566, mas desabilitado por padrão”, continuou.

Segundo o informante, o recurso pode ser ativado por meio do app Vivetool, uma solução disponível para versões experimentais do Windows capaz de encontrar recursos ainda ocultos no sistema.

O site Windows Latest, afirma que a função está disponível a partir do Menu de Contexto do Explorador de Arquivos. O recurso aparece no menu ao clicar com o botão direito sobre uma pasta, oferecendo opções de compactação como ZIP, 7z, TAR ou “Opções adicionais”.

O tempo de compactação varia conforme o tamanho do arquivo e, pelo que é possível observar dos prints do site, o processo é bem direto. Não há recursos avançados de compactação, como proteção por senha, por enquanto — e essa função deve chegar em um futuro update.

Mais notícias