Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Juros do cartão de crédito sobem enquanto do cheque especial caem, em dezembro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Em dezembro do ano passado os juros do rotativo do cartão de crédito subiram e os do cheque especial caíram. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Banco Central (BC). Entre as modalidades de crédito oferecidas pelos bancos, estas são as mais caras.

Subiu 0,6 ponto percentual a taxa média do rotativo do cartão de crédito, em relação a novembro, chegando a 318,9% ao ano. Em todo o ano passado, o crescimento foi 33,5 pontos percentuais. A taxa estava em 285,4% ao ano no fim de 2018. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.

Já sobre os clientes adimplentes, os que pagam pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 287,1% ao ano em dezembro, queda de 6,7 pontos percentuais em relação a novembro. Já a taxa cobrada dos clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) os juros subiram 5,3 pontos percentuais, indo para 339,6% ao ano.

O rotativo (que dura 30 dias) é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Após o prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida. Na modalidade de parcelamento das compras pelo cartão de crédito, a taxa chegou a 176% ao ano em dezembro, com queda de 2,7 pontos percentuais.

Com Agência Brasil

Mais notícias