Franquias crescem no Nordeste e região chega a terceiro lugar em faturamento

Diretor da ABF Regional Nordeste e CEO da Yes! Cosmetics, Cândido Espinheira. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que a Região Nordeste está em terceiro lugar no ranking do volume de faturamento das franquias brasileiras. De acordo com o levantamento, a receita das franquias no Nordeste cresceu de 14,03% para 15,82%, e as unidades passaram de 14,60% para 15,02% do total de franquias, no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segmentos de Hotelaria e Turismo (53,8%), Alimentação – Food Service (31,0%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,8%), Educação (22,9%), e Entretenimento e Lazer (17,3%) foram os que mais cresceram.

Os números estão na Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$47,385 bilhões para R$56,256 bilhões no período. Na comparação entre os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%. Em relação ao terceiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a receita do franchising também cresceu, superando em 19,2% o montante do período.

Para o diretor da ABF Regional Nordeste e CEO da Yes! Cosmetics, Cândido Espinheira, a pesquisa indica que alguns pontos específicos contribuíram para estes números no Nordeste.

Mais notícias