Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza: estudo mostra capital cearense com péssimos indicadores de crescimento econômico e redução de desigualdades

Foto: Câmara Municipal de Fortaleza

Um estudo realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), divulgado na terça-feira, 26, analisou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 26 capitais brasileiras, exceto Brasília. Ao todo, são 17 ODS e 40 indicadores municipais que permitem identificar a oferta de serviços públicos adequados ao bem estar da população.

A pesquisa revelou que Fortaleza está entre as piores capitais do Brasil. No ODS Trabalho digno e crescimento econômico, a capital cearense ocupa a posição 21ª no indicador de “PIB per capita (R$ per capita)”. Já no indicador de “taxa de desocupação”, a cidade aparece em 12º lugar.

Foto: Instituto Cidades Sustentáveis

O estudo também mostrou que Fortaleza é pior capital brasileira em desigualdade social. No ODS Reduzir as desigualdades, a cidade ficou na última posição no indicador de “razão do rendimento médio real (negros/não negros)”, em 26º.

Além disso, Fortaleza também é capital com um dos maiores índice de “razão de mortalidade infantil (negros/não negros)”, ocupando a 23ª colocação. Já na “razão Gravidez na Adolescência (negros/não negros)”, a Cidade está em 18º lugar.

Foto: Instituto Cidades Sustentáveis

Metodologia

A metodologia do Mapa da Desigualdade tem como base o uso de 40 indicadores municipais que permitam identificar a oferta de serviços públicos.

Esses indicadores foram selecionados a partir da base do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e dos indicadores disponíveis nas bases nacionais.

Para a obtenção dos dois valores extremos de cada indicador (maior e menor valor) inicialmente são descartados os valores nulos (indicadores com valor zero ou sem valor), para, então, se organizar a lista de modo crescente ou decrescente. Em seguida, divide-se o maior valor pelo menor valor.

O resultado não é um índice em si, mas uma proporção aritmética que indica o número de vezes que um é maior do que o outro. Portanto, valores resultantes que sejam muito altos significam uma desigualdade grande naquele indicador específico.

Estudo aponta Fortaleza entre as piores capitais em paz, justiça e instituições eficazes

Fortaleza está entre as piores capitais em saneamento, recuperação de resíduos e proteção à vida terrestre

Mais notícias