Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Estudo aponta Fortaleza entre as piores capitais em paz, justiça e instituições eficazes

Arma de fogo. Foto: Freepik
Arma de fogo. Foto: Freepik

O estudo divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) analisou 26 capitais brasileiras, com exceção de Brasília, e identificou Fortaleza como uma das cidades com piores índices em “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.

Com um total de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e 40 indicadores municipais, a pesquisa permite uma análise detalhada da oferta de serviços públicos e seu impacto no bem-estar da sociedade, notadamente os residentes em Fortaleza.

Segundo os dados levantados, a capital cearense ocupa o 19º lugar na categoria ODS 16, que aborda temas relacionados à paz, justiça e eficácia institucional. Um dos indicadores destacados é a Taxa de Homicídios (por 100 mil habitantes), revelando uma preocupante situação nesse aspecto.

Além disso, Fortaleza também se posiciona em 20º lugar no indicador de Homicídios Juvenis (por 100 mil habitantes) dentro da mesma categoria dos ODS. Esses números destacam a complexidade dos desafios enfrentados pela cidade no contexto da segurança pública e da eficácia do sistema jurídico.

Confira a posição de Fortaleza no tanking das capitais

Metodologia

A metodologia do Mapa da Desigualdade tem como base o uso de 40 indicadores municipais que permitam identificar a oferta de serviços públicos.

Esses indicadores foram selecionados a partir da base do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e dos indicadores disponíveis nas bases nacionais.

Para a obtenção dos dois valores extremos de cada indicador (maior e menor valor) inicialmente são descartados os valores nulos (indicadores com valor zero ou sem valor), para, então, se organizar a lista de modo crescente ou decrescente. Em seguida, divide-se o maior valor pelo menor valor.

O resultado não é um índice em si, mas uma proporção aritmética que indica o número de vezes que um é maior do que o outro. Portanto, valores resultantes que sejam muito altos significam uma desigualdade grande naquele indicador específico.

Mais notícias