Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Após admitir risco de feitos adversos raros, AstraZeneca retira do mercado vacina contra Covid

Foto: Divulgação

A Comissão Europeia aprovou o pedido da AstraZeneca, laboratório britânico-sueco, para retirar a vacina Vaxzevria contra a Covid-19 do mercado.

A partir de amanhã, terça-feira, 7, a vacina não estará mais disponível na Europa.

Na semana passada, a empresa reconheceu, em documentos oficiais, a possibilidade de que a vacina pudesse causar efeitos adversos raros, destacando a trombose, como exemplo.

Apesar disso, a AstraZeneca não afirma que a retirada de sua vacina se deve aos processos judiciais. “Com o desenvolvimento de várias vacinas atualizadas para variantes da COVID-19, agora há um excedente de vacinas disponíveis. Isso levou a uma diminuição na demanda pela Vaxzevria, que não está mais sendo fabricada ou fornecida”, destacou a subsidiária espanhola da empresa em comunicado oficial.

“Trabalharemos agora com os reguladores e nossos parceiros para definir um caminho claro para encerrar este capítulo e nossa significativa contribuição para a pandemia de Covid-19”, continuou.

Na Espanha, segundo dados do Ministério da Saúde, foram administradas 9.798.080 doses da vacina. Ao todo, 4.882.685 espanhóis receberam as duas doses e 5.112.334 receberam apenas uma.

“Estamos extremamente orgulhosos do papel que a Vaxzevria desempenhou no combate à pandemia global. Estimativas independentes mostram que, apenas no primeiro ano de uso, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas e mais de 3 bilhões de doses foram entregues em todo o mundo”, enfatizou.

Mais notícias