Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vídeo: o espetáculo das águas que correm para o Castanhão

Vídeo produzido pelo médico Manoel Odorico de Moraes Filho mostra o show das águas em direção ao Castanhão. É a feliz consequência das chuvas relativamente boas que alcançam a bacia hidrográfica que fornece água para a maior barragem da América Latina. O vídeo foi produzido por um apaixonado pelo Castanhão e seu entorno, o médico Odorico Moraes

Respeitado professor e pesquisador do curso de Medicina da UFC (gerações de médicos passaram por suas salas de aula), Manoel Odorico de Moraes Filho tem como hobby a pesca esportiva e o registro em imagens das trilhas percorridas no entorno do Castanhão, no sertão central do Ceará.

Feita a 10km de onde se encontra hoje o fim da bacia do Castanhão, as imagens mostram a barragem Santana sangrando águas na extensão do Rio Jaguaribe.

O Castanhão hoje está com 20,38% de sua capacidade. Como estamos na metade do período de chuvas, a expectativa é que a barragem chegue ao final da quadra invernosa com cerca de 40% de sua capacidade. Isso permite uma boa segurança hídrica apara o reservatório que, quando cheio ozinho tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.

Outra notícia boa é o bom volume de água do rio Salgado, o mais importante afleunte do Jaguaribe. O Salgado drena as águas dos municípios do Cariri e encontra com o rio Jaguaribe entre as cidades de Icó e Jaguaribe.

Mais notícias