Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Qual a relação do empresário Abilio Diniz com a política e a economia cearense?

Foto: Divulgação

Por Gabriel Amora

O empresário Abilio Diniz, falecido no último domingo, 18, aos 87 anos, tinha uma ampla relação com a economia e política cearense.

Diniz era amigo pessoal de Tasso Jereissati, justamente seu primeiro contato com a política cearense.

Nascido em 1936, Abilio é mais conhecido por seu papel como presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA), uma das maiores empresas varejistas do Brasil. Era membro de uma das famílias fundadoras do GPA e foi fundamental na expansão e consolidação da empresa no mercado brasileiro e internacional.

Abílio Diniz, Vicente Fialho, Tasso Jereissati, César Cals Foto: Divulgação

Com isso em mente, Tasso procurou Abilio para investir em Fortaleza. O cearense foi até São Paulo pedir para abrir uma loja no shopping de sua propriedade, o Center Um. Na época, no fim dos anos 1970, Tasso tinha apenas 22 anos.

Loja Center Um. Foto: Reprodução

Abilio escutou o jovem e confiou inaugurar um Jumbo no Center Um. Apesar de morar em SP, tinha certeza que o sucesso do Shopping Center Iguatemi poderia ser replicado em Fortaleza. A parceria empresarial evidencia a interseção entre os interesses econômicos e políticos das duas figuras.

Fachada do supermercado Jumbo em Fortaleza. Foto: Reprodução

Tasso, posteriormente, foi governador do Ceará por três mandatos não consecutivos, sendo reconhecido por suas políticas de desenvolvimento econômico e social no Estado.

Além de Tasso, no entanto, Diniz não possui uma presença significativa na política do Ceará. Contudo, é possível que sua influência econômica e seus investimentos tenham impacto indireto no cenário político da região, dada a relevância do Grupo Pão de Açúcar e suas operações.

Sobral

Diniz, em 2022, declarou sua admiração por Sobral e sua educação, cidade governada por Ivo Gomes, no momento. “É um trabalho excepcional. Esse trabalho em Sobral, que já tinham me falado, é muito importante e pode ser replicado pelo país”, disse.

O empresário ficou de visitar o município.

Conheça a trajetória do empresário e acionista Abilio Diniz

Tasso lamenta morte de Abilio Diniz

Conheça a trajetória do empresário e acionista Abilio Diniz

Mais notícias