Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Por que você deve fazer o valuation da sua empresa? Por Henrique Lyra Maia

Henrique Lyra Maia, Bacharel em Administração de Empresas, Especialização em Administração Financeira e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Gestão Empresarial pela FGV e Doutorando em Contabilidade e Finanças pela FUCAPE Business School. Sócio da LYRA&MAIA Consultores Associados.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Muitos empresários nos procuram para realizar o valuation das suas empresas. Na maioria dos casos, essa necessidade é despertada porque determinado fundo de investimento sondou o proprietário sobre a possibilidade de ele vender em parte ou a totalidade do seu negócio.

A partir dessa sondagem, o empresário procura saber quanto realmente vale a sua empresa. Note que a necessidade do empresário surgiu a partir de uma demanda do mercado e não de uma inciativa própria.

No entanto, o processo de valuation deveria ser um processo que toda empresa deveria passar e não apenas quando o mercado estiver interessado. Muitos acreditam que o único objetivo do valuation de uma empresa é determinar uma faixa de valores potenciais para o negócio. Se esse for o único objetivo, realmente não haveria necessidade de se fazer um valuation sem algum comprador ou investidor em mente.

Encontrar o valor do negócio não deveria ser o único objetivo de um valuation. A parte mais difícil e talvez a mais importante de um processo de avaliação de empresas, é identificar as alavancas de valor do negócio e onde está a oportunidade para que o empresário possa otimizar para aumentar o valuation da empresa.

A abordagem mais adequada seria mostrar o valuation do negócio ao proprietário, bem como elencar quais são as alavancas de valor, as oportunidades identificadas nessas alavancas e quanto o valuation da empresa pode aumentar caso sejam implementados determinados projetos de melhoria na empresa. Ao tomar posse desse conhecimento, as empresas podem estabelecer uma nova esteira de prioridades estratégicas para aumentar o valor do seu negócio.

É muito interessante observar como os empresários ficam surpresos quando elencamos todas as alavancas que se forem melhoradas pelo empresário, pode aumentar o valor do seu negócio em 10% a 20%. Dependendo do porte da empresa, isso pode representar dezenas ou até centenas de milhões de reais a mais que o negócio pode obter na transação.

A conexão entre essas alavancas de valor e o valuation da empresa, faz com que o empresário repense a forma como ele prioriza seus projetos de melhoria, as decisões que toma, quais os setores da empresa adicionam mais valor e como ele pode alinhar a sua equipe para aumentar o valor da companhia.

Por esse motivo, acreditamos que realizar valuation de uma empresa não deveria ser apenas definir quanto vale o negócio, mas também aumentar a compreensão do empresário sobre quais processos e setores da empresa são críticos para aumentar o valor do negócio e quanto isso impacta quantitativamente no valor da sua empresa.

Sabemos que elaborar um laudo de valuation envolve custos e tempo da equipe gerencial, mas caso a empresa tenha condições de arcar com esses valores, poderá ser uma nova forma de encontrar valor para a empresa que antes não era vista.

Sob essa visão, o valuation seria um investimento para que o empresário descubra quais alavancas deve mexer e quanto isso impacta no valor do seu patrimônio, que na maioria das vezes está quase que na totalidade investidos na sua empresa.

Em um processo de avaliação de empresas, o empresário poderá descobrir uma nova via de melhorias caso priorize identificar quais alavancas podem aumentar o valor da empresa, em vez de focar obsessivamente com o preço para apresentar a um investidor potencial. Independente do empresário ter interesse ou não de vender a empresa, essas informações são fundamentais para que ele gerencie o valor do seu maior patrimônio ao longo do tempo.

Mais notícias