Paraná Pesquisas em Fortaleza: Capitão 38,1%, Luizianne 26,5% e Sarto 13,9%

Pelo que aponta o Paraná Pesquisas, as eleições do próximo ano em Fortaleza tendem a ser um páreo duro. Mantendo o marco inicial das últimas campanhas para prefeito e da última campanha para governador, o hoje secretário de saúde de Maracanaú, Capitão Wagner(União), aparece isolado na liderança com 38,1% das intenções de voto. Porém, é seguido relativamente perto pela deputada federal Luizianne Lins (PT), com 26,5% das menções, praticamente o dobro do resultado obtido pelo prefeito José Sarto (13,9%), do PDT.

Veja o quadro compelto do primeiro cenário pesquisado no quadro acima. A preço de hoje, este cenário com os três líderes é o mais provável de se projetar na disputa 2024 pela Prefeitura da Capital.

Cenário 2
O instituto paranaense considerou um segundo cenário. Nessa projeção, foi retirado o nome de Luizianne e colocado o nome do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, do PDT. Capitão Wagner melhora o desempenho e chega a 42% das menções. Sem a petista, Sarto também melhor e vai a 18,9%. Jás Evandro obtém somente 6,7%, seguido de muito perto pela vereadora Priscila Costa, com 5,3%.

Detalhe: para ser candidato a prefeito, Evandro Leitão teria que deixar o PDT. Afinal, o partido deve ter o prefieort Sarto como candidato à reeleição.

Por óbvio, a pesquisa deve ser vista apenas como uma projeção do recall das candidaturas. Afinal, não estão postos ainda as condições objetivas da disputa, com os apoios de líderes locais e nacionais além das aliançpas que serão construídas. Os desempenhos das gesyões de Fortaleza, do Ceará e do Brasil também t|êm forte influência sobre o processo eleioteral de Fortaleza.

Espontânea
Nesse momento, faltando mais de um ano para a realização das convenções, é importante visualizar o resultado do quadro da pesquisa espontânea. Por ela, o nome mais mencionado continua sendo o do Capitão Wagner, com 6,2%. Porém, o que chama a atenção é o fato de os eleitores etenderem que não é o momento da disputa. Tanto que 73,7% nem sequer citaram nomes. Curiosidade: o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio, que não deve disputar as eleições, foi citado por 4,3% dos eleitores, resultado melhor que o obtido pelo seu sucessor, José Sarto. Veja o quadro.

Metodologia
O universo desta pesquisa abrange os eleitores do município de Fortaleza. A amostra é de  742 eleitores.  “O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 20 a 23 de abril de 2023, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1a, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a Região sob o no 3122/23. Tal amostra representativa do município de Fortaleza atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais”.

Mais notícias

A união se faz à força? Por Ricardo Alcântara

Como convencer a Sarto de sua inviabilidade eleitoral, mesmo com percentuais de intenção de voto tão pálidos nas pesquisas, quando se sabe que, numa disputa apertada, excluir um prefeito da reta final de um segundo turno não é tarefa fácil?

Leia Mais »

A união se faz à força? Por Ricardo Alcântara

Como convencer a Sarto de sua inviabilidade eleitoral, mesmo com percentuais de intenção de voto tão pálidos nas pesquisas, quando se sabe que, numa disputa apertada, excluir um prefeito da reta final de um segundo turno não é tarefa fácil?

Leia Mais »