Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Paraguai declara que não vai reabrirá fronteira com Brasil por situação “caótica”

Foto: Mathias Melgarejo.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Paraguai declarou que irá continuar esperando a onda de contágio no Brasil diminuir para reabrir sua fronteira, mesmo com forte pressão dos comerciantes que reclamam perdas de milhões durante a pandemia de coronavírus. Guillermo Sequera, chefe da Diretoria de Vigilância da Saúde disse que o país está firme na decisão.

“A situação no Brasil é bastante caótica. Estamos firmes nisso. Vamos esperar passar a onda no Brasil para começar a falar sobre reabertura da fronteira.” Ele ainda comentou que para reabrir a fronteira vai “depender muito do que Foz do Iguaçu fizer”.

“Nós nos cuidamos em relação a São Paulo e Rio de Janeiro, e eles (de Foz) não interromperam sua mobilidade [com estas duas cidades]. Se continuam abertos, a recomendação é não abrir a fronteira”, pontuou.

A cidade paranaense de pouco mais de 250 mil habitantes é localizada na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina. “Se Foz se blindar e quiser trabalhar diretamente com Ciudad del Este, pode-se pensar em uma reabertura, mas entendo que o negócio fronteiriço neste momento não seria com Foz, e sim com São Paulo”, finalizou.

Mais notícias