Equipe Focus
focus@focus.jor.br
As Lojas Americanas e a BR Distribuidora assinaram contrato para formação de parceria para explorar as lojas de conveniência de pequeno varejo, dentro e fora dos postos de combustíveis. O fato relevante foi comunicado ao mercado nesta quinta-feira, 25.
“A parceria será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pela Americanas e pela BR Distribuidora, ambas com participações de 50%. A Parceria contará com estrutura de gestão independente e governança corporativa própria”, destaca a Americanas, em nota.
O negócio, nas condições atuais, gira em torno de R$ 995 milhões. “Além disso, a transação inclui um desembolso pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR Distribuidora, com base em metas de performance”, complementa a empresa.
Ao todo, a Americanas conta com 55 lojas de vizinhança no formato “local”. Já a BR Distribuidora, com as lojas BR Mania, detém 1.200 unidades no País.
“A marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos utilizarão a marca Local. O modelo de operação prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda”, comunica o documento que ratifica a parceria.
Para que o acordo tenha validade, deve ainda ser submetido ao Cade.