Invasão ao Capitólio: Maia, Alcolumbre e Barroso condenam atos; Bolsonaro silencia

Agentes de dentro do Congresso apontam armas para invasores que tentam forçar entrada. Foto: reprodução/Twitter.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Após invasão  de manifestantes pró-Trump ao Capitólio, nos Estados Unidos, interrompendo sessão no Congresso que confirmaria vitória de Joe Biden, diversas autoridades brasileiras usaram as redes sociais para se posicionarem acerca dos incidentes no país, como Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que não irá se pronunciar.

“A invasão do Congresso norte-americano por extremistas representa um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as eleições. Fica cada vez mais claro que o único caminho é a democracia, com diálogo e respeitando a Constituição”, afirmou o presidente da Câmara Rodrigo Maia. Ele ainda concedeu entrevista, onde afirmou que “O grave episódio de hoje nos Estados Unidos só aumenta nossa responsabilidade de manter a Câmara dos Deputados do Brasil independente”.

Leia também:
+ Manifestantes pró-Trump invadem Congresso americano contra vitória de Biden
+ Vídeo: Trump pede que “manifestantes voltem para casa” e diz que eleição foi “roubada”
+ Biden exige que Trump cumpra juramento de defender a constituição e pare “insurreição”

“As imagens da invasão ao Congresso americano, em uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições por parte de um grupo, são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade”, disse Davi Alcolumbre, presidente do Senado, que afirmou que a Casa “acompanha atentamente o desenrolar desses acontecimentos, enviando aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio”.

Procurado por diversos veículos, o Palácio do Planalto comunicou que não irá fazer qualquer declaração a respeito dos acontecimentos nos Estados Unidos. O Itamaraty ainda não se pronunciou.

 

Mais notícias