Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Covid-19: Veto de Bolsonaro não afetará aquisição de vacinas, diz Governo

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Em nota publicada neste domingo, 3, o Governo Federal afirma que os vetos do presidente Jair Bolsonaro a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 não afetarão a aquisição, desenvolvimento ou a distribuição de “quaisquer” vacinas, inclusive contra a covid-19.

No primeiro dia do ano, o presidente vetou um dispositivo incluído na LDO pelo Congresso Nacional, que blindava de cortes e bloqueios as despesas relacionadas ao combate à covid-19 ou vinculadas à produção ou aquisição de vacinas contra a doença.

“Em relação aos vetos (…), cabe esclarecer que o governo federal abriu, no ano passado, um crédito extraordinário de R$ 20 bilhões destinados à compra de vacinas contra a covid-19 e à campanha de imunização da população, valor que ainda não foi utilizado e estará disponível para uso, na íntegra, no ano corrente”, diz a nota, assinada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelos ministérios da Economia e das Comunicações.

Ainda de acordo com o Governo, não haverá suspensão de execução de recursos destinados para vacinas pois a LDO já prevê que imunobiológicos para prevenção e controle de doenças constituem obrigações legais da União que não são passíveis de contingenciamento.

“Isso inclui todas as vacinas, para toda e qualquer doença contagiosa que integre o Programa Nacional de Imunizações previsto na Lei 6.259. Portanto, os vetos à LDO não afetarão a aquisição, o desenvolvimento ou a distribuição de vacinas, quaisquer que sejam, inclusive as contra a covid-19”, completa.

Mais notícias