Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Contas poderão ser pagas por meio de bancos digitais

Foto: Freepik.

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

A forma de efetuar contas pode melhorar bastante. É que o governo está preparando novas medidas para facilitar o pagamento de contas de serviços públicos e tributos por cidadãos e empresas. Segundo apuração da Valor, iniciativas nas esferas do Banco Central (BC), da Receita Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional estão sendo debatidas para ampliar o acesso de fintechs.

Os fintechs são configurados como bancos pequenos e empresas de cartões aos serviços de recebimento. Atualmente, os serviços de cobrança e arrecadação estão concentrados nas grandes instituições financeiras. Somente entre janeiro e setembro de 2019 a atividade gerou receita combinada de R$ 8,9 bilhões para Itaú Unibanco, Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa e Santander.

Hoje, se um cliente quer efetuar um pagamento por meios eletrônicos, como uma conta de energia, por exemplo, ele precisa que os governos ou a empresa prestadora do serviço tenham convênio com seu banco e o remunerem pelo uso do canal. Mas, agora a proposta é flexibilizar esse processo para permitir que o pagamento possa ser feito em qualquer instituição, mesmo que não seja a conveniada.

Mais notícias