Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Confinados na Bolívia, 150 alunos de medicina do Ceará estão em processo de repatriação

Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Após pedido da Assembleia Legislativa do Ceará, 150 estudantes de medicina cearenses, que estavam na Bolívia, estão sendo em processo de repatriação. A ação é da OAB-CE, através do presidente Erinaldo Dantas, junto à OAB de Mato Grosso do Sul e à Subsecção de Corumbá.

Os estudantes estavam nas cidades de Cochabamba e de Santa Cruz de La Sierra, sem qualquer previsão de retorno ao Brasil por conta das restrições impostas como medidas de mitigação dos impactos da pandemia do novo coronavírus, com regime de confinamento decidido pelas municipalidades.

Divididos em dois grupos, os estudantes estão sendo levados à fronteira do município de Corumbá/MS para depois serem encaminhados ao Ceará. O primeiro grupo de 60 estudantes saiu de Cochabamba no dia 10 de abril e desembarcou na manhã desta terça-feira, em frente à sede da OAB-CE.

O segundo grupo sairá de Santa Cruz de La Sierra no dia 16 de abril. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e membros da OAB de Mato Grosso do Sul acompanharam a travessia para evitar exposição dos estudantes. Além disso, uma junta de saúde fará aferição de temperatura e informações sobre a quarentena já realizada na Bolívia.

Vale ressaltar que o Governo do Ceará, através da Defesa Civil, disponibilizou o transporte para a repatriação dos jovens cearenses.

Mais notícias