
A chinesa Higer ganhou licitação para fornecer ônibus elétricos à Prefeitura de Cascavel, no Pará.
Em parceria com a brasileira TEVx Motors, a empresa irá entregar 15 ônibus com autonomia de 270 quilômetros e tempo de recarga de 4 horas ao órgão. O valor do contrato é de R$ 43,2 milhões.
A Higer também está com os pés em São Paulo. Vai entrar 50 ônibus elétricos à capital paulista. O total de unidades soma 200.
Mas é no Ceará que a empresa tem o seu “filé”. Em terras cearenses, na região do Pecém, a chinesa deverá instalar sua fábrica, com previsão de iniciar e concluir as obras no ano de 2024.
O modelo inicial de produção será em PKD (Partial Knock-Down). No Ceará, o veículo vem parcialmente desmontando. Distribuidores enviarão itens como vidros, assentos e motores e baterias para ser colocados nos veículos. Na segunda etapa, migraria para o modelo SKD (Semi Knock-Down). Várias partes seriam pré-montadas nesse processo.
O total de unidades produzidas inicialmente será de 350 por ano. Em 2025, a meta é dobrar para 700 unidades.
Quem é a Higer
A Higer Bus Company Limited, conhecida como “HIGER Bus”, foi fundada em 1998. Ao todo, foram mais de 10 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 7,97 bilhões) exportados em ônibus para mais de 100 países.
A Higer é classificada entre entre “500 Marcas Mais Valiosas da China” pelo 11º ano consecutivo.
Conta com 4 mil funcionários, sendo 1.100 profissionais e técnicos. Sua produção industrial gira em 35 mil ônibus de médio e grande porte, além de chassis.
Exclusivo: chinesa Higer quer produzir ônibus e caminhões movidos a hidrogênio verde no Ceará
Exclusivo: chinesa Higer quer iniciar operação de fábrica de ônibus elétricos no Ceará em 2024