
Átila Varela
atila@focus.jor.br
Prestes a assinar o memorando de entendimento para a implantação de uma fábrica de ônibus elétricos no Ceará, a chinesa Higer possui planos mais ambiciosos para o Estado.
Além dos veículos movidos a eletricidade, a companhia quer despontar com a produção de ônibus e caminhões movidos a hidrogênio verde.
O que pode parecer uma coisa distante, eis um indicativo que não: na China, a empresa possui 400 ônibus operando com esse tipo de matriz energética, além de 250 caminhões. “Temos a solução técnica. Ainda não temos a produção (no Ceará”, detalha com exclusividade o diretor da América Latina da companhia, Marcello Barella.
Sobre os estudos, o executivo explica que estes já existem. No entanto, quer a participação de faculdades e universidades cearenses para o desenvolvimento das linhas de ônibus e caminhões movidos a hidrogênio verde.
“Iniciada a operação (da fábrica de ônibus elétricos), podemos dar o start (nas parcerias)”, complementa.
Quem é a Higer
A Higer Bus Company Limited, conhecida como “HIGER Bus”, foi fundada em 1998. Ao todo, foram mais de 10 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 7,97 bilhões) exportados em ônibus para mais de 100 países.
A Higer é classificada entre entre “500 Marcas Mais Valiosas da China” pelo 11º ano consecutivo.
Conta com 4 mil funcionários, sendo 1.100 profissionais e técnicos. Sua produção industrial gira em 35 mil ônibus de médio e grande porte, além de chassis.
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