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Exclusivo: chinesa Higer quer produzir ônibus e caminhões movidos a hidrogênio verde no Ceará

Higer entrega 16 ônibus da nova linha AZURE de hidrogênio, para Bureau Transportes da cidade de Changshu, na China. Foto: Divulgação

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Prestes a assinar o memorando de entendimento para a implantação de uma fábrica de ônibus elétricos no Ceará, a chinesa Higer possui planos mais ambiciosos para o Estado.

Além dos veículos movidos a eletricidade, a companhia quer despontar com a produção de ônibus e caminhões movidos a hidrogênio verde.

O que pode parecer uma coisa distante, eis um indicativo que não: na China, a empresa possui 400 ônibus operando com esse tipo de matriz energética, além de 250 caminhões. “Temos a solução técnica. Ainda não temos a produção (no Ceará”, detalha com exclusividade o diretor da América Latina da companhia, Marcello Barella.

Sobre os estudos, o executivo explica que estes já existem. No entanto, quer a participação de faculdades e universidades cearenses para o desenvolvimento das linhas de ônibus e caminhões movidos a hidrogênio verde.

“Iniciada a operação (da fábrica de ônibus elétricos), podemos dar o start (nas parcerias)”, complementa.

Quem é a Higer

A Higer Bus Company Limited, conhecida como “HIGER Bus”, foi fundada em 1998. Ao todo, foram mais de 10 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 7,97 bilhões) exportados em ônibus para mais de 100 países.

A Higer é classificada entre entre “500 Marcas Mais Valiosas da China” pelo 11º ano consecutivo.

Conta com 4 mil funcionários, sendo 1.100 profissionais e técnicos. Sua produção industrial gira em 35 mil ônibus de médio e grande porte, além de chassis.

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