Cagece firma parceria com associações de catadores para doação de recicláveis

Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem feito parcerias com associações de catadores pelo estado, para realizar doação de recicláveis. Mais de 52 toneladas de resíduos já foram doados pela companhia para a reciclagem, que contribuíram para uma arrecadação na ordem de R$ 49 mil pelas cooperativas que coletaram os materiais, no período de julho de 2021 a fevereiro de 2023. O trabalho teve início com as unidades da companhia em Fortaleza e agora se expande para o interior.

As ações ocorrem por meio da Coleta Seletiva Solidária, programa estadual instituído pelo decreto nº 32.981/2019, que tem como foco a redução do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente e também a promoção da inclusão social e geração de renda para catadores e catadoras no estado do Ceará.

Atualmente, a Cagece vivencia um momento de expansão de suas ações da Coleta Seletiva Solidária para o interior, para beneficiar associações e catadores de outras regiões, além da capital. “Nosso objetivo é contribuir com a melhoria da gestão dos resíduos sólidos no âmbito da administração pública estadual, dar bom exemplo aos nossos clientes e reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade”, ressalta Ana Karolina, engenheira da Gerência de Meio Ambiente da Cagece.

Em Fortaleza, a Associação de Agentes Ambientais Rosa Virginia é a responsável pela coleta dos resíduos recicláveis da Cagece. A parceria se deu por meio da assinatura de um termo de cooperação junto a companhia e a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema). “Esse trabalho ajuda na estabilidade das associações, na renda dos catadores e contribui para o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Trata-se de uma parceria muito importante, pois com ela temos uma fonte de coleta fixa. Sem falar que os materiais recicláveis que coletamos da Cagece são muito bons e de ótima qualidade para que a gente consiga agregar valor”, afirma Musamara Mendes Pereira, presidente da associação.

Na Cagece, a Coleta Seletiva Solidária conta com uma força-tarefa de sensibilização interna para a separação correta dos resíduos recicláveis. O trabalho envolve a instalação de lixeiras para a destinação de lixo seco (reciclável) e úmido (orgânico e não reciclável), conforme determina o decreto estadual, além de visitas periódicas de acompanhamento da Gerência de Meio Ambiente da companhia às unidades administrativas da empresa, tanto na capital quanto no interior.

Mais notícias