Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia do novo coronavírus

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Google e a Apple anunciaram uma iniciativa conjunta de rastreamento de pessoas para ser utilizada por governos. O objetivo é monitorar os fluxos de circulação de pessoas para controlar a disseminação da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia vai envolver interfaces de programação de aplicação no nível de sistemas operacionais para facilitar que aplicações de autoridade de saúde possam utilizar os dados dos smartphones para medir o fluxo de pessoas. O Google é o detentor do sistema operacional Android e a Apple, do iOS.

Para além disso, as duas empresas informaram que trabalham em uma iniciativa de rastreamento de pessoas utilizando a tecnologia bluetooth. A ferramenta permitirá mapear quem entrou em contato com pessoas infectadas para subsidiar estratégias de contenção da disseminação do vírus.

Vale ressaltar que a Google e a Apple têm acesso à quase totalidade dos 5,2 bilhões de smartphones existentes em todo o planeta por meio de seus sistemas operacionais. Para além disso, a Google controla o maior mecanismo de busca, de mesmo nome, utilizado por bilhões de pessoas, a maior plataforma de vídeo, o Youtube (2 bilhões de usuários), e o maior servidor de e-mail, o Gmail (1,5 bilhão de usuários).

Mais notícias