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Adece diz que condições apresentadas para fábrica de ônibus elétricos de empresa chinesa no Ceará eram “inviáveis”

Ônibus da Higer. Foto: Divulgação

Por Átila Varela

A Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) afirmou que as condições apresentadas para fábrica de ônibus elétricos da chinesa Higer no Ceará eram “inviáveis”.

A empresa ficaria baseada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Pecém).

“Todas as tratativas para instalação da indústria no estado foram realizadas, desde 2022, quando foi assinado um Memorando de Entendimento. Diversas reuniões foram realizadas, além de visita de secretários à sede da companhia, na China”, ressaltou o órgão. Em julho de 2022, o Focus.jor publicou com exclusividade o interesse da empresa no Estado.

“Porém, as condições que a empresa apresentou não eram viáveis para o Estado, pois envolviam suposta garantia de mercado. Outros entes públicos e privados também participaram das negociações”, destacou.

Por ora, as portas não estão fechadas para o Estado. Contudo, a companhia não quis seguir com a implantação da unidade produtiva.

“O Governo do Ceará reforça o compromisso de trabalhar para atrair investimentos, sempre com foco na geração de emprego e renda para os cearenses, oferecendo todas as condições e facilidades para as empresas se instalarem no Estado. Porém, a decisão final é da empresa, que, nesse caso, preferiu não ir adiante com os seus investimentos”, ressaltou.

O que a Higer pretendia? 

Inicialmente, produzir os ônibus elétricos em 2024. Em entrevista ao Focus.jor, o diretor da América Latina da companhia, Marcello Barella, detalhou os planos para o Estado.

Ao todo, a unidade a ser instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém contará com 180 mil metros quadrados e será construída em duas fases, conforme o “andar” da produção.

Os investimentos somariam US$ 20 milhões.

O modelo inicial de produção será em PKD (Partial Knock-Down). No Ceará, o veículo vem parcialmente desmontando. Distribuidores enviarão itens como vidros, assentos e motores e baterias para ser colocados nos veículos. Na segunda etapa, migraria para o modelo SKD (Semi Knock-Down). Várias partes seriam pré-montadas nesse processo.

O total de unidades produzidas inicialmente será de 350 por ano. Em 2025, a meta é dobrar para 700 unidades.

Com relação à geração de empregos, 500 postos de trabalhos diretos. Indiretos, 300.

A unidade no Pecém teria a chance de exportar parte de sua produção para os mercados da América Latina. O México era um dos destinos prioritários.

“Teremos uma gama de componentes e podemos entregar esse produto (ônibus elétrico) para outros países que mantemos convênio, entre eles o México”, ressalta.

Quem é a Higer

A Higer Bus Company Limited, conhecida como “HIGER Bus”, foi fundada em 1998. Ao todo, foram mais de 10 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 7,97 bilhões) exportados em ônibus para mais de 100 países.

A Higer é classificada entre entre “500 Marcas Mais Valiosas da China” pelo 11º ano consecutivo.

Conta com 4 mil funcionários, sendo 1.100 profissionais e técnicos. Sua produção industrial gira em 35 mil ônibus de médio e grande porte, além de chassis.

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