Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A diferença dos iguais no Datafolha de Fortaleza; Por Ricardo Alcântara

Elmano e Sarto: governador dedicou tratamento frio ao prefeito nos dois últimos encontros em público.

Na pesquisa Datafolha/O Povo, tanto o governador quanto o prefeito aparecem com igual percentual (42%) de eleitores que definem seus desempenhos como “Regulares”.

Há, contudo, uma grande diferença nessa semelhança. Para compreendê-la, é preciso saber que é nessa faixa do eleitorado onde se encontra o maior número de desinformados (“Regular” é a categoria mais indefinida).

É natural que a gestão de Elmano tenha uma larga margem de indicação Regular (portanto, menos informada) porque seu governo está quase apenas começando e não houve tempo para fixar referências próprias.

No caso de Sarto, diferentemente, ele já ultrapassou mais da metade de sua travessia e deveria, mediante uma comunicação mais eficiente, produzir uma percepção popular mais informada.

Outra diferença substantiva é que Elmano tem como Regular o dobro de sua avaliação negativa (Ruim/Péssimo), enquanto no cenário do prefeito os percentuais estão no mesmo patamar.

Significa dizer que o governador, com uma estratégia de Comunicação mais eficiente, teria maior potencial de atrair parte dessas indicações de Regular para cima (Bom/Ótimo) do que Sarto – ancorado no peso de uma avaliação negativa.

Ricardo Alcântara é publicitário, escritor e colaborador do Focus.

Mais notícias