Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ipece intensifica assessoria ao Governo do Ceará na elaboração de políticas públicas e outras ações

Foto: Reprodução

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) vem fortalecendo a sua missão de assessorar o Governo do Ceará nas decisões estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.

O professor João Mário de França, diretor Geral do instituto, afirma que o Ipece, ao longo dos anos, tem cumprido seu papel com qualidade, por intermédio de seu quadro técnico capacitado, na assessoria ao Governo do Estado do Ceará.

E isso ocorre na elaboração das políticas públicas, tocadas por suas diversas secretarias, tanto na geração e disseminação de informações e dados, que propiciam evidências necessárias para subsidiar seus desenhos, como no monitoramento.

O Instituto também avalia as políticas públicas, seja na fase do projeto, como na sua implementação e execução, e também nos seus impactos para o público alvo, que, de fato, é o que realmente conta.

Nas ações voltadas para a juventude cearense, o Ipece é o responsável pela proposta e criação do Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude (IJVS).

O objetivo é mensurar o nível e a vulnerabilidade social dos jovens nos municípios cearenses para o Programa Superação: Uma Nova Geração de Políticas Públicas para a Juventude.

Além disso, também contribui com a identificação e classificação dos jovens beneficiários do Programa Agente Jovem Ambiental (Aja), cujo objetivo é a inclusão social e ambiental de jovens em situação de vulnerabilidade social, para atuação em projetos socioambientais.

No âmbito do programa Cota Parte do ICMS, que é um incentivo à educação a partir do ICMS conduzido pelo Estado, o Ipece, além de ativa participação em seu desenho inicial, desenvolve diversas atividades, com destaque para o cálculo anual dos coeficientes de rateio; o assessoramento às secretarias estaduais no aprimoramento de seu desenho, implantação e disseminação do mecanismo de incentivo; bem como aos municípios na compreensão quanto ao programa e aos resultados obtidos.

Mais notícias