Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Secretário do Trabalho no Ceará garante que Elmano construiu a pasta ao lado de Lula: “Foram audaciosos”

Foto: Divulgação

Criada no início do governo Elmano de Freitas, a Secretaria do Trabalho do Ceará tem como desígnio promover e coordenar as políticas voltadas para o trabalho, o empreendedorismo e a economia solidária no estado.

Vladyson da Silva Viana, que anteriormente liderou o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), órgão responsável pela implementação do Sistema Público de Emprego no Ceará, bem como os programas Ceará Credi e Mais Empregos Ceará, está no comando desde o nascimento da pasta. Em sua fala durante o último Focus Colloquium, ele expressou sua gratidão pelo convite de Elmano.

No início, fez questão de lembrar o desmonte do Ministério do Trabalho e Emprego em 2019, na gestão do ex-presidente Bolsonaro. “Em meio a esse cenário desafiador, Elmano, alinhado com os ideais de Lula, teve a audácia de instituir a Secretaria do Trabalho”, disse.

“Vale ressaltar que a última experiência semelhante ocorreu durante o governo de Lúcio Alcântara. De 2007 até 2022, a política de trabalho estava vinculada à Secretaria Social e, posteriormente, Maia Júnior liderou a Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho. Era um papel secundário, em resumo”, seguiu.

“Entretanto, compreendemos que a política de trabalho é uma ponte crucial entre diversas políticas sociais. O trabalho e a renda representam determinantes sociais fundamentais, especialmente no contexto social em que vivemos. Nossa rotina, pautada no consumo e no acesso a direitos e garantias, como saúde e educação, está intrinsecamente ligada à renda”, declarou o cearense.

“Portanto, essa política é estratégica e de suma importância. O trabalho e a renda constituem uma das demandas mais urgentes da população, e é com grande honra que assumo essa responsabilidade para atender a essa necessidade”, explicou o cearense.

Mais notícias