Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Reitor da UFC topa até PPP para ocupar área do demolido São Pedro, na Praia de Iracema

A Universidade Federal do Ceará (UFC) quer transformar a atual área em uma área destinada às artes e cultura. E até uma parceria público-privada pode surgir.

Em entrevista nesta terça-feira, 11, o reitor da UFC, Custódio Almeida, detalhou o que a estrutura pode abrigar. Entre os planos,  a extensão do Museu de Arte da UFC, uma extensão da editoria e sua livraria, farmácia-escola com produção, auditório para eventos, sala de seminários.  Não é só isso: o reitor que que a unidade formalize parcerias, especialmente nas artes e cultura.

Ao passo que os trâmites burocráticos são resolvidos, Custódio deseja que a área seja ocupada para realização de eventos e outras atividades que envolvam a UFC. “A gente tem como exemplo, a Feira das Profissões, apresentações culturais, artísticas, feiras de livros, manifestações diversas, tanto na área científica. Quando a área estiver minimamente preparada, ocupá-la no cotidiano até que o terreno seja desocupado para a edificação da obra final. Nossa ideia não é colocar tapume e deixar fechado, mas sim ocupar”, disse.

No entanto, a UFC ainda não foi notificada para assumir de pronto o terreno. “Recebemos a informação da SPU que esse encaminhamento interno foi feito para Brasília atendendo o pedido da universidade”, revelou Custódio.

Detalhamento e PPP

Para o detalhamento do prédio acadêmico, de quantos andares e salas a estrutura vai comportar, Custódio ressalta que o objetivo é transformar em um prédio que marque a arquitetura da Praia de Iracema. “Um prédio que a Praia abrace e que não destoe da arquitetura. Vamos ter cuidado nas especificações. Não descarto possibilidade de fazer parceria público-privada para a obra acontecer em um menor prazo possível”, completou.

Com relação aos recursos, o reitor explicou que não existe problemas. “A fonte de recursos aprovada pelo Congresso na Lei Orçamentária Anual (LOA) para sustentar as universidades trabalha com aquilo que a universidade já tem. Por outro lado, temos um programa de aceleração do crescimento (PAC) que contempla a iniciativa”, explicou.

Unidades do futuro campus

No espaço do antigo Acquario Ceará, a UFC deve abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e instalar também o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O novo equipamento da Universidade terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará. Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.

Já o protocolo com a ECT estabelece a cooperação mútua entre a UFC e os Correios para dar início aos estudos de viabilidade técnica para transferência do espaço da empresa pública, situado na rua dos Tabajaras, que deverá ser integrado ao futuro Campus Iracema da UFC. Atualmente, ele sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios.

Com informações do repórter Gabriel Amora

Mais notícias