Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) criou há duas semanas a marca “Brazil Visit and love us” ( Brasil Visite e nos ame), com intuito de divulgar o país no exterior. A nova identidade da Embratur foi criada pelos próprios funcionários, usando a fonte “Fontastique”. No entanto, a tipografia utilizada é protegida pela lei do direito autoral e não é autorizada para uso comercial ou institucional sem a autorização do criador da fonte. A empresa brasileira reconheceu o equívoco e irá mudar.
No caso, o design francês Benoit Sjöholm acusou a Embratur de violar os direitos autorais de sua criação. O uso comercial da fonte contestada por pessoas jurídicas depende de autorização de Benoit. Em manifestação, a Embratur respondeu que o instituto já está realizando as alterações necessárias na marca divulgada e buscará uma fonte de grafia gratuita e que atenda os padrões técnicos.
A marca criada pela Embratur está enquadrada na categoria de marca mista ou composta (ilustração e nome).

Proenergia Summit 2023: Abraenergias é apresentada e se articula para ser um dos principais sindicatos de energia do País
Um dos pontos altos do primeiro dia do evento Proenergia Summit 2023, que ocorreu na quarta-feira, 20, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará,