Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

COVID-19: Estados cancelam celebrações de ano novo e elevam restrições

Reveillon na Praia de Copacabana Foto: Gabriel Monteiro | Riotur

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A tão aclamada “virada do ano”, está sendo cancelada nos estados do Brasil por conta da pandemia da COVID-19. A tradicional festa de Réveillon em Copacabana já estava cancelada, e no sábado, 26, o prefeito em exercício, Jorge Felippe (DEM), anunciou a proibição de fogos de artifício e caixas de som em toda a orla da cidade.

Na última quarta, 23, nove prefeitos de Baixada Santista, litoral de São Paulo, também anunciaram a proibição de festejos nas praias do sul do Estado, muito embora tenham mantido bares e restaurantes abertos, contrariando a diretriz do Governo do Estado, que determinou a fase vermelha para os 645 municípios de São Paulo desde a sexta, 25.

Na fase vermelha, só serviços essenciais podem funcionar, mas o anúncio do governador João Doria, feito no dia 22, chegou tarde, segundo os prefeitos. Não houve tempo hábil para adaptar as cidades às novas restrições. Diversas prefeituras optaram por elevar as proibições no final do ano.

Florianópolis, Recife, Salvador e Fortaleza já haviam anunciado cancelamento das festas de Réveillon nas orlas semanas atrás. O cansaço com a quarentena e a impossibilidade de se desconectar da pandemia, porém, continua a gerar tensão em diversos pontos do país, como em Manaus, onde um decreto estadual estabeleceu o fechamento do comércio e o funcionamento apenas de serviços essenciais por 15 dias.

Mais notícias