Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ceará soma R$ 334 milhões em exportações de calçados no primeiro bimestre

Exportações. Foto: Freepik

O Ceará somou R$ 334 milhões em exportações de calçados no primeiro bimestre de 2023. É o que revela levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Estado registrou incremento de 1% em volume e 10,3% em receita no comparativo com o ano de 2022. Ao todo, foram 10,57 milhões de pares enviados para o exterior

No bimestre, o principal exportador de calçados do Brasil foi o Rio Grande do Sul.

No período, as fábricas gaúchas embarcaram ao exterior 5,78 milhões de pares, que geraram 452 milhões, quedas tanto em volume (-16,5%) quanto em receita (-3,6%) em relação ao mesmo período de 2022.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, avalia que a queda registrada no último mês passa pela redução dos embarques para os Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior, e pela desaceleração da economia mundial.

No resultado nacional, considerando os demais polos exportadores, a Abicalçados informa a que houve queda de 2,9 milhões de pares, mas incremento de 5,1% em receita.

“Os embarques brasileiros para os Estados Unidos vêm apresentando retração desde o segundo semestre de 2022, seguindo uma tendência de redução geral das importações daquele país”, ressalta. Segundo o executivo, o mercado norte-americano passa por um momento de retração, elevação da inflação e crescimento de estoques. “No ano passado, as importações de calçados cresceram mais de 33%, muito mais do que o varejo norte-americano no período (+1,1%)”, acrescenta.

Mais notícias