Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ceará apresenta potencial inovador no maior evento de tecnologia do mundo

Júlio Cavalcante (secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet), Joaquim Perucio (diretor de Suporte a Negócios da Adece) e Francisco Rabelo (presidente da Adece). Foto: Divulgaçaõ

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Ceará está participando da maior feira de tecnologia e inovação do mundo – O Web Summit Lisboa. A conferência acontece na capital portuguesa e conta com a presença de uma delegação cearense composta por outras instituições.

Um termo de cooperação técnica entre Adece e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, foi firmado após chamamento público realizado pela entidade brasileira com a finalidade de selecionar parceiros públicos e privados para o evento que ocorre até o dia 4 de novembro.

O Ceará é o único da federação a participar da conferência no Pavilhão Brasil, organizado pela Apex. O espaço conta com mais de 200 metros quadrados, salas de reuniões, estúdio de gravação de podcast e palco com pequeno auditório.

“CEOs de grandes empresas, novas startups de países do mundo inteiro e importantes players da indústria de tecnologia global participam do evento. Nossa participação tem o objetivo de prospectar negócios nos setores priorizados pelo Ceará e apoiar startups cearenses”, comenta o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

O executivo relembra ainda que os esforços em torno do segmento fazem parte de uma das novas frentes de trabalho da Adece. “No início do ano implantamos o novo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), que valoriza mais ainda a indústria 4.0, empresas antenadas nas questões ESG, empresas abertas ao comércio internacional, entre outras. É uma maneira de reter os talentos cearenses que hoje são muito exportados para outros estados e países”, explica.

Apoio a Startups

Três startups cearenses com melhores classificações no Programa Clusters de Inovação, realizado por meio de parceria entre Sedet, Secitece, Adece e Funcap, participam também do evento com apoio do Governo do Ceará e Sebrae Ceará. IDSoft, Pesse e Ortusolis são dos segmentos de Energias Renováveis, Logística e Cadeia Produtiva da Saúde, respectivamente. Além delas, a Gnomon, também do Programa Clusters, participará do evento levando sua solução para o setor do Turismo. Na sexta-feira (04), às 15 horas (horário de Lisboa), as quatro empresas farão uma apresentação no palco do Pavilhão Brasil, junto a mais duas startups de jogos apoiadas pelo Sebrae – The Guardian Dog Studio (TGD) e Lumo Entertainment.

Mais notícias