Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Casa dos Ventos vai utilizar água de reúso para projeto de hidrogênio verde no Ceará

Parque eólico. Foto: Freepik

A Casa dos Ventos fechou acordo para utilizar água de reúso em seu projeto de produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O memorando de entendimento foi assinado com a Utilitas Pecém.

O negócio foi comunicado ao mercado.

Pelo contrato, a companhia que administra efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza, vai fornecer até 1.500 metros cúbicos por hora m³/h de água bruta de reúso.

O montante é destinado à primeira fase de produção do projeto da Casa dos Ventos.

O empreendimento será dividido por fases e terá sua capacidade final de até 2.4 GW de eletrólise (água e a eletricidade são essenciais para a separação do oxigênio e do hidrogênio), produzindo 1030 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2 milhões de toneladas de amônia por ano.

“Este documento consiste em um importante passo para a adoção de medidas ambientais sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva do hidrogênio e da amônia verde no Pecém”, afirma o diretor de Engenharia da companhia, Francisco Habib, em nota.

“O fornecimento de água bruta de reuso reforça os aspectos de sustentabilidade e de responsabilidade social que envolvem o empreendimento, uma vez que a água para atender à planta da Casa dos Ventos virá de reaproveitamento e do tratamento correto do esgoto”, destaca executivo.

De acordo com o negócio, os efluentes serão receberão tratamento adicional na Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) Hidrus. O objetivo é atingir a qualidade estipulada pela Casa dos Ventos para sua utilização na produção de H2V.

Mais notícias