Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Canadense Valore Metals Group quer explorar paládio e platina no Ceará e mira exportação

Platina. Foto: Divulgação
Platina. Foto: Divulgação

Executivos da canadense Valore Metals Group estiveram no município de Pedra Branca nesta semana para avaliar a continuidade do projeto de exploração de paládio e platina na região.

A mineradora deu início aos estudos na área em 2019, mas os trabalhos foram suspensos por conta da pandemia da COVID-19.

É bom lembrar que os dois minerais possuem valor considerável no mercado internacional: cerca de US$ 2.000,00 a onça (28 gramas).

“Há um interesse muito grande em viabilizar economicamente a produção em larga escala por aqui e este projeto seria o primeiro da América Latina a entrar em operação. Atualmente, as maiores jazidas desses dois minérios – cerca de 70% -, estão na África de Sul e na Rússia”, disse ao Focus o advogado de Direito Minerário, Tomás de Paula Pessoa Filho, que acompanhou os executivos na visita técnica.

Segundo ele, a ideia é exportar para os mercados globais os minérios encontrados no Estado.

“O Ceará poderá se destacar na produção desses minérios e atender todo o mercado latino-americano, norte-americano e europeu”, afirmou o Advogado”, explicou. Os executivos em questão são Jim Paterson (CEO da companhia) e os diretores Rob Carpenter, Marina Carvalho e Thiago Diniz.

A Valore Metals Group também permanece de olho no hub de hidrogênio verde do Estado, especialmente no combustível para veículos híbridos.

Mais notícias