Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Camilo e ministro da Defesa assinam acordo para estudos de implantação do ITA em Fortaleza

Foto: Divulgação

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinam o acordo para a extensão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, nesta sexta-feira, 4.

A assinatura ocorreu no Ministério da Educação, em Brasília.

A ideia do acordo é analisar e estudar a possibilidade de investir na infraestrutura da antiga Base Aérea, localizada em Fortaleza, justamente para atuar como a sede da instituição. 

Conhecido como o vestibular mais difícil e concorrido do Brasil, o levantamento mostra que em 2021 e 2022 passaram mais de 150 alunos e quase 20% são de Fortaleza. 41% estudaram no Nordeste e se prepararam na capital cearense. Pensando no financeiro das famílias dos estudantes, o governo optou por essa solução de instalar no Nordeste.

Recentemente, o ministro da Defesa já tinha antecipado, a informação. “No ano passado, os dois cursos preparatórios de Fortaleza conseguiram aprovar 40% dos aprovados no ITA. Metade desse percentual foi das demais cidades do Ceará, ou seja, é um Estado que tem entusiasmo e que, por isso, a própria Aeronáutica está querendo levar esse braço do ITA para Fortaleza”, disse.

“É um reconhecimento ao entusiasmo que o Ceará tem tido de preparar alunos para o ITA, estado que só no ano passado, enviou 40% dos aprovados para estudar no Instituto, um dos mais importantes do Brasil. Além disso, é muito mais fácil para quem é do Recife, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, ir estudar em Fortaleza do que em São José dos Campos, em São Paulo”, explicou o ministro. 

Referência em estudantes aprovados, Fortaleza vai receber unidade do ITA

Mais notícias