Referência em estudantes aprovados, Fortaleza vai receber unidade do ITA

Foto: Divulgação

Fortaleza, que conta com mais de um terço dos alunos aprovados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vai receber uma unidade da instituição.

O intuito: facilitar a vida dos estudantes que viajam e se mudam para São Paulo, em São José dos Campos, onde fica o instituto. A sede na capital cearense representa um esforço do governo para atrair e acolher estudantes do Nordeste.

Criado pelo cearense Casimiro Montenegro Filho, militar brasileiro, em 1950, o ITA contou com, de 2012 a 2022, estudantes fortalezenses ocupando 36,7% das vagas das 1.478 disponibilizadas no vestibular nesse período. A informação é do G1.

Conhecido como o vestibular mais difícil e concorrido do Brasil, o levantamento mostra que em 2021 e 2022 passaram mais de 150 alunos e quase 20% são de Fortaleza. 41% estudaram no Nordeste e se prepararam na capital cearense. Pensando no financeiro das famílias dos estudantes, o governo optou por essa solução.

Recentemente, o ministro da Defesa, José Múcio, já tinha antecipado, em entrevista exclusiva à Folha. “No ano passado, os dois cursos preparatórios de Fortaleza conseguiram aprovar 40% dos aprovados no ITA. Metade desse percentual foi das demais cidades do Ceará, ou seja, é um Estado que tem entusiasmo e que, por isso, a própria Aeronáutica está querendo levar esse braço do ITA para Fortaleza”, disse.

“É um reconhecimento ao entusiasmo que o Ceará tem tido de preparar alunos para o ITA, estado que só no ano passado, enviou 40% dos aprovados para estudar no Instituto, um dos mais importantes do Brasil. Além disso, é muito mais fácil para quem é do Recife, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, ir estudar em Fortaleza do que em São José dos Campos, em São Paulo”, explicou o ministro. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não divulgou quando a unidade começa a operar e quantas vagas serão disponibilizadas.

A Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, aproveitou e já celebrou a notícia. “Quero parabenizar o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa pela decisão de levar esse campus do ITA para Fortaleza e destacar o quão HONRADA eu me sinto de ser cearense”, disse em suas redes sociais.

“Terra de um povo inteligente, competente e, acima de tudo, batalhador. Gente que vive na escassez, mas que sabe superar e se superar. Que seja muito próspera a construção desse campus e que possa iluminar muito a ciência do nosso Brasil”, comemorou.

 

Mais notícias