Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Procon Fortaleza registra aumento de 415% em denúncias de preços abusivos

Foto: Reprodução.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Procon Fortaleza registrou crescimento de 415% no número de denúncias acerca do aumento abusivo nos preços de álcool em gel, máscaras e alimentos nos supermercados. A quantidade de denúncias subiu de 161, em 19 de março, para 830, até a quarta-feira, 15. Das 830 denúncias recebidas pelo Procon, 232 estão relacionadas a preços abusivos nos supermercados.

Desde o dia 9 de março, o Procon vem recebendo queixas de preços abusivos. No dia 16 de março, a Prefeitura de Fortaleza desencadeou uma operação executada pelo Procon e pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) para apurar a elevação abusiva em estabelecimentos da Capital quanto aos preços de itens de prevenção à contaminação por coronavírus.

Segundo a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, mesmo sendo permitida a livre concorrência, o CDC proíbe a elevação sem justa causa. “O aumento na procura de máscaras e álcool em gel por conta do Coronavírus não justifica a elevação de preços desses itens”, explica Cláudia Santos.

Denúncias e reclamações podem ser realizadas pela Central de Atendimento ao Consumidor, pelo número 151, bem como no catálogo de serviços do portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo Defesa do Consumidor. Também é possível denunciar pelo aplicativo Procon Fortaleza. A população também pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), o site Denúncia Fortaleza e o telefone 156.

Mais notícias