Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Aeroporto de Jeri recebeu mais de 100 mil passageiros em 2019

Aeroporto de Jeri
Aeroporto de Jeri, no município de Cruz. Foto: Divulgação Governo do Estado

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O Aeroporto de Jeri, localizado no município de Cruz, recebeu mais de 100 mil passageiros entre janeiro e novembro de 2019. A informação é da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). O número é superior ao total de 2018 (janeiro a dezembro), quando 96.040 visitantes passaram pelo terminal. O levantamento contabiliza embarques e desembarques da Gol e da Azul, além de aviação privada.
Se comparado com igual período (janeiro a novembro), a alta é de 19,29%.  Para o dia 27 de dezembro, haverá mais seis voos no aeroporto. “Considerando que, em média, há embarque de 150 passageiros e desembarque de mais 150, em função da capacidade das aeronaves, há prospecção de um total de 1.800 pessoas em um único dia. Janeiro, fevereiro e março de 2020 também têm perspectiva de alta movimentação”, destaca a Setur.
Os trabalhos agora são voltados ao processo de internacionalização, que envolve três fases. A primeira é a identificação e ajustes na infraestrutura aeroportuária, seguindo os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (atual estágio).
A segunda fase é fazer contato com os órgãos que realizam a avaliação, como a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério da Agricultura e a Anvisa para a liberação das autorizações e o alfandegamento. Passados os estágios, o último momento é entrar com processo junto à Anac para a concessão da operação dos voos internacionais.
Outro equipamento regional com circulação de voos comerciais no Estado, o Aeroporto de Aracati, em Canoa Quebrada, de janeiro a novembro deste ano, registrou 4.510 passageiros nas operações da Azul e aviação privada. Já em 2018, neste intervalo houve apenas movimentação de aviação geral, com 1.445 pessoas, entre embarques e desembarques.

Mais notícias