Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Economistas cearenses otimistas quanto ao PIB, geração de emprego e inflação no Brasil em 2022

Economia. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Especialistas em economia ouvidos pela nova edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE) estão otimistas quanto à evolução do PIB (162,9 pontos), nível de emprego (146,2 pontos), inflação (130,1 pontos), oferta de crédito (117,7 pontos) e cenário internacional (109,7 pontos) para o Brasil em 2022.

Os dados são da pesquisa que tem à frente o Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) e a Fecomércio-CE, divulgada nessa quarta-feira (19/10). Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices. A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Acima de 100 pontos representa otimismo e abaixo, pessimismo.

O número de variáveis percebidas com pessimismo foram quatro: taxa de câmbio (88,2 pontos); taxa de juros (87,6 pontos); salários reais (69,4 pontos) e gastos públicos (47,3 pontos).

Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 75,3 pontos para 106,5. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela um aumento no otimismo passando de 85,3 pontos para 114,9. Sobre o desempenho presente apresentou expressiva redução de 50,3% no pessimismo, atingindo 98,2 pontos.

As expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.

Mais notícias