Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

WhatsApp pede ao Banco Central autorização para operar como ‘iniciador de pagamentos’

WhatsApp pede aval para Banco Central para ser ‘iniciador de pagamentos’. Foto: divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O WhatsApp enviou ao Banco Central (BC) um pedido de autorização para habilitar seu sistema de transação financeira dentro do próprio aplicativo e começar a operar como um “iniciador de pagamentos”.

Um serviço que opera como “iniciador de pagamentos” dispensa a necessidade de acessar o aplicativo, com débito em sua conta de depósito ou de pagamento. Desse modo, intermediários, como os cartões de crédito, são eliminados.

“O WhatsApp está conversando regularmente com o Banco Central para ter a aprovação como iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas. Também tem trabalhado para restaurar os pagamentos no WhatsApp para todos no Brasil o mais rápido possível”, diz comunicado da companhia.

O WhatsApp já havia anunciado, em junho de 2020, que habilitaria a função de envio e recebimento de dinheiro pelo próprio aplicativo. Mas o BC e o Cade não autorizaram a funcionalidade, afirmando que havia a necessidade de avaliar riscos concorrenciais e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Mais notícias