Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

UFC é 1ª do Norte-Nordeste e 13ª da América Latina em ranking de melhores cientistas do mundo

Com 514 cientistas incluídos na lista dos melhores do mundo, a Universidade Federal do Ceará foi classificada como a primeira instituição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste na edição de 2024 do AD Scientific Index (https://www.adscientificindex.com/university-ranking/?country_code=br).

O ranking, que se baseia no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais, posicionou a UFC na 10ª colocação do Brasil e na 13ª da América Latina.

O sistema de classificação analisou 23.027 instituições de 219 países. Considerando apenas universidades, a UFC ocupa a nona posição do Brasil e a 12ª da América Latina. É também a sexta entre as universidades federais. A Universidade possui 46 pesquisadores entre os 5 mil mais citados da América Latina, e 83 entre os 5 mil mais citados do Brasil.

“A UFC, do alto dos seus 70 anos, celebrados em 2024, é uma instituição madura, e essa maioridade intelectual foi conquistada, especialmente, pela formação substantiva e plural dos seus docentes. Recebemos com muita alegria a publicação que nos coloca em posições de destaque no Brasil e em toda a América Latina, em um ranking que usa o corpo docente como principal indicador”, comemora o reitor Custódio Almeida.

O índice científico mostra a classificação de um cientista individual em 12 áreas temáticas: Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia, Teologia; Direito; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais; e Outras.

A UFC possui 60 cientistas entre os 10% mais bem posicionados do mundo, sendo oito deles listados no top 3% do ranking. Destes, cinco são da área de Medicina e Ciências da Saúde, dois de Ciências Naturais e um de Engenharia e Tecnologia.

O departamento de Fisiologia e Farmacologia é responsável por três dos oito pesquisadores posicionados no top 3% do mundo: Aldo Ângelo Moreira Lima, Manoel Odorico de Moraes Filho e Cláudia do Ó Pessoa. Já o Departamento de Física, com os professores Hans J Hermann (que ocupa a primeira colocação da UFC) e Antônio Gomes de Souza Filho, vem na sequência. Os departamentos de Saúde Comunitária (Prof. Jorg Heukelbach), de Engenharia de Alimentos (Profª. Sueli Rodrigues) e de Morfologia (Profª Gerly Anne de Castro Brito) também contam com cientistas nesta lista.

O reitor parabenizou os professores por promoverem o reconhecimento da Instituição na comunidade científica internacional. “Sigamos com firmeza e confiança, pois temos lastro para muitas outras conquistas”, vislumbra.

Metodologia

O AD Scientific Index foi desenvolvido usando os valores totais e dos últimos seis anos do i10 index, do h-index e as pontuações de citação do Google Acadêmico. O h-index é um índice no qual um pesquisador precisa ter um alto número de publicações e citações para que possa ser bem posicionado. Já o i10 index é calculado pelo Google Acadêmico, considerando apenas artigos e livros que foram citados pelo menos 10 vezes.

Segundo a vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Diana Azevedo, um aspecto importante destes dados é que eles refletem o sucesso e o desempenho dos programas de pós-graduação da UFC na última avaliação quadrienal (https://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2022/17192-avaliacao-da-capes-aponta-crescimento-dos-programas-de-pos-graduacao-de-excelencia-da-ufc) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Todos esses pesquisadores atuam em um ou mais dos 14 programas de excelência avaliados com notas 6 ou 7 pela CAPES”, observa.

Veja a lista dos oito cientistas da UFC que estão no top 3% do ranking:

1 – Hans J Herrmann – Departamento de Física
2 – Aldo Ângelo Moreira Lima – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
3 – Jorg Heukelbach – Departamento de Saúde Comunitária
4 – Antonio Gomes Souza Filho – Departamento de Física
5 – Manoel Odorico De Moraes Filho – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
6 – Claudia do Ó Pessoa – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
7 – Sueli Rodrigues – Departamento de Engenharia de Alimentos
8 – Gerly Anne de Castro Brito – Departamento de Morfologia

Mais notícias