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TJCE implanta robô de atendimento para Secretaria Judiciária de 1º grau

A inovação tecnológica para aprimorar os serviços do Judiciário vem se tornando uma realidade cada vez mais presente. Neste mês de março, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau de Fortaleza, implantou um robô para agilizar os atendimentos via WhatsApp Business. O Chatbot é um projeto criado em parceria com o Laboratório de Inovação (LabLuz) do Judiciário estadual e já atendeu 285 pessoas e enviou 2.025 mensagens, entre os dias 14 e 20 deste mês.

De acordo com o secretário da Sejud de 1º Grau, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele, o usuário que entrava em contato pelo WhatsApp tinha que esperar para ser atendido por algum servidor disponível. Com a implementação do robô, os usuários têm atendimento imediato. “Nosso principal objetivo é aumentar a agilidade do atendimento aos advogados. Nós temos uma demanda muito grande e esse tempo de resposta depende do número de servidores disponíveis”, disse.

O secretário esclareceu, também, que o robô tem a capacidade de atender várias pessoas simultaneamente. “Fizemos um levantamento sobre os principais motivos dos usuários entrarem em contato com a Sejud e configuramos as informações para que o robô responda de imediato”, afirmou.

A implementação do Chatbot não exclui o atendimento humanizado. Muito embora o WhatsApp esteja sendo gerenciado pelo robô, os servidores da Sejud realizam os atendimentos de forma presencial, por e-mail e balcão virtual. “Os usuários que não tiverem suas demandas respondidas pelo chatbot, poderão entrar em contato com a Sejud por outros canais e continuar seu atendimento com algum servidor”, informou.

Welkey Costa, coordenador do LabLuz, também destaca as vantagens da ferramenta. “Aqui no LabLuz estamos muito empolgados com o chatbot da Sejud1. Este é mais um passo em nossa missão de prover soluções inovadoras para aperfeiçoar a prestação de serviços ao cidadão. Esta é uma entrega em que todos ganham. Para a sociedade o robô ajudará a melhorar a eficiência e a eficácia do atendimento, oferecendo respostas rápidas e precisas a perguntas frequentes, em qualquer horário ou dia da semana. Para o Judiciário, ele libera os servidores para se concentrarem em tarefas mais complexas. Esperamos que esta tecnologia possa fornecer uma experiência positiva para todas as partes envolvidas e estamos ansiosos para ver os resultados que ela trará.”

No ano passado, a Sejud realizou 47.123 atendimentos. Desse total, 16.098 foram por e-mail, 17.472 pelo balcão virtual, e 13.553 pelo WhatsApp Business.

SAIBA MAIS

A Sejud de 1º Grau é responsável pelo atendimento de 85 unidades judiciárias, das áreas Cível, Família, Criminal e Fazenda Pública. Foi instituída em julho de 2019 para promover mais rapidez aos atos processuais.

Tem como função concentrar a realização dos expedientes, gerando mais celeridade e eficiência, a partir da otimização do trabalho e da especialização das funções judiciais, deixando os gabinetes dos juízes concentrados na realização de audiências e julgamentos.

*Com informação TJCE

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