Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Territórios da Leitura reinaugura oito bibliotecas de escolas públicas em Maracanaú e Forquilha

Foto: Divulgação

O Territórios da Leitura inaugura, nos dias 9 e 10 de março, novas bibliotecas em sete escolas municipais de Maracanaú e, no dia 13, em uma escola estadual de Forquilha.

As instituições de ensino receberão bibliotecas revitalizadas, com acervos ampliados, e oficinas para estudantes e educadores, beneficiando cerca de 5.440 crianças do ensino infantil, fundamental e médio.

O projeto, que já está na sua terceira edição, revitaliza as bibliotecas de escolas públicas da educação básica, trazendo novas cores, mobiliários, equipamentos eletrônicos e jogos educativos, além de doar mais de 200 novos livros para cada biblioteca.

Também são oferecidas oficinas literárias, contação de histórias para estudantes e atividades formativas para educadores das instituições. O projeto realizará ainda, do dia 27 ao dia 31 de março, no YouTube, um seminário virtual e gratuito para educadores sobre leitura e escrita literária na educação básica.

A biblioteca escolar é considerada uma das principais portas de entrada ao mundo da leitura para as crianças e os adolescentes brasileiros, no entanto, somente 36% das escolas brasileiras possuem bibliotecas, segundo o Censo Escolar de 2019.

“A leitura é fundamental para o indivíduo se compreender, compreender o próximo e o mundo. Por isso, o Territórios da Leitura trabalha para que o livro e a leitura façam parte do cotidiano de escolas públicas, tendo a biblioteca escolar como âncora e como um ponto de cultura, conhecimento e encontro”, enfatiza Emídio Sanderson, idealizador e diretor do Territórios da Leitura.

O projeto já reinaugurou, entre 2020 e 2021, cinco bibliotecas de escolas municipais de Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú e Maranguape. É realizado pela Invento Produções Culturais e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadoras nesta edição as empresas Gerdau, Lunelli, Marisol, Sumitomo e Cagece. Parceria da BG Soluções Sociais, da Secretaria de Educação de Maracanaú e do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento. Produção D’grau Produções.

Mais notícias