Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Tendência de chuvas acima da média no Ceará: Fortaleza registra 56% de excedente e 36 açudes sangram no Estado

Foto: Divulgação

O Ceará chegou ao último dia de março com um registro de 241,2 mm de chuva, um índice que avança e supera a média prevista para o período, 206,5 mm, no caso. Em Fortaleza, por exemplo, foi 56% a mais que o normal.

Na ocasião, março representa o segundo mês de 2024 acima da normalidade.

Os açudes Ema, em Iracema, o São José I, em Boa Viagem, o Fogareiro, em Quixeramobim e o Catucinzenta, em Aquiraz, foram alguns dos últimos a atingir a capacidade máxima. O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 46% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.

O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, explica que o momento tem sido positivo para parte das regiões hidrográficas, a exemplo das bacias mais ao norte do Estado, mas pondera que é preciso aguardar o final da quadra chuvosa para fazer uma avaliação mais completa.

“Embora tenhamos alguns números a comemorar, é preciso ter cautela, pois estamos saindo de um período de El Niño. Então vamos aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma reavaliação. Até lá, nunca é demais lembrar do uso cauteloso e prudente da nossa água, visto que vimemos numa região semiárida e não temos certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, finalizou Tércio.

Lista de açudes vertendo:

Ema, Fogareiro, São José I, Catucinzenta, Aracoiaba, Várzea da Volta, Rosário, Gameleira, Itapebussu, Angicos, Missi, Itapajé, Batalhão, Frios, Jerimum, Diamantino II, São Domingos, São Mateus, Sobral, Quandú, Acaraú Mirim, Arrebita, Caldeirões, Cauhipe, Forquilha, Gerardo Atimbone, Germinal, Itaúna, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Tucunduba, Tijuquinha e Gangorra.

Mais notícias