Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Startup cearense desenvolve solução para monitorar e diminuir perdas em termolábeis

Foto: Divulgação

A Alkari Tecnologia, que participa do programa Corredores Digitais, hub de inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), está desenvolvendo um dispositivo capaz de monitorar em tempo real as temperaturas de câmaras refrigeradas.

Com potencial de reduzir em até 99% as perdas em termolábeis, a solução utiliza um sistema que alerta caso haja variação de temperatura fora da faixa estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualmente entre 2º e 8º C, ou caso a porta do ambiente refrigerado fique aberta por um maior período de tempo.

As substâncias termolábeis são produtos sensíveis a grandes variações de temperatura, que devem ser armazenados de acordo com a faixa de temperatura informada pela indústria farmacêutica. Através do monitoramento desenvolvido pela Alkari Tecnologia, o sistema manterá informações precisas sobre a preservação das substâncias em tempo real.

No programa Corredores Digitais, a Alkari Tecnologia integra a Jornada Bora Crescer, voltada para empreendedores com um produto mínimo viável pronto para ser lançado ou um produto/serviço que já esteja em operação com os primeiros clientes.

A startup foi fundada em 2018 no município de Acaraú, a 233 km de Fortaleza, pelo engenheiro de produção Carlos Henrique Alves e pela acadêmica de medicina veterinária Mary Lorena Cunha.

A ideia de criar esse sistema surgiu após os fundadores analisarem que o processo de monitoramento de termolábeis em clínicas e hospitais ainda era feito de forma manual, abrindo margens para erros e riscos à saúde dos pacientes.

Segundo Mary Lorena Cunha, uma das desenvolvedoras, todos os dispositivos possuem fácil instalação, sem a necessidade de técnico ou engenheiro eletricista para o serviço. “O objetivo é facilitar a gestão dos serviços para termolábeis, reduzindo prejuízos financeiros e facilitando o recebimento de relatórios com dados necessários para auditorias e melhorias dos serviços”, destaca.

O sistema irá monitorar temperaturas máximas e mínimas, umidade relativa do ambiente e envia notificação em caso de queda de energia ou arrombamentos, coleta e envia dados a cada cinco minutos para o Cloud Alkari, dispositivo que armazena dados e que pode ser acessado pelo contratante de qualquer computador, smartphone ou via App.

Inicialmente, a Alkari Tecnologia pretende atender o mercado da saúde, contemplando farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios. Posteriormente, a iniciativa deve expandir a solução para supermercados, frigoríficos, restaurantes e empresas logísticas.

O próximo passo para a startup é concluir a validação do sistema e lançar no mercado.

Mais notícias