Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

SENAI Ceará é homenageado na Câmara dos Deputados pelos seus 80 anos

O Senai Ceará foi homenageado, na manhã desta segunda-feira, 15, em sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pelos seus 80 anos. A homenagem partiu de um requerimento da Deputada Federal Fernanda Pessoa.

A solenidade contou com a participação do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; do Diretor do SENAI Nacional, Gustavo Leal; da Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED), Sônia Parente; do Gerente da Unidade de Tecnologia (UNITEC), Tarcísio Bastos; e do Instrutor do SENAI Ceará, Maykon Gomes.

“Tive a honra e o privilégio de representar nosso líder, o Presidente da FIEC, Vice-Presidente da CNI e Presidente da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, nessa sessão solene e comemorativa, na Câmara dos Deputados, fruto de uma proposição da querida Deputada Federal Fernanda Pessoa. Meus sentimentos são de alegria e emoção pelo momento, hoje, em Brasília. Manifesto minha gratidão e meu respeito a todos que fizeram e fazem essa bela e importante instituição que é o SENAI Ceará”, comentou Paulo André Holanda.

A Deputada ressaltou a relevância do SENAI para nosso estado, destacando que o Departamento Regional “tem sido um parceiro fundamental para o crescimento e o fortalecimento da indústria, fornecendo mão de obra qualificada, apoio técnico e incentivos à educação”. Fernanda Pessoa ressaltou a importante atuação da FIEC, com significativa contribuição do SENAI, em um dos momentos mais difíceis da história recente do país. “Quero citar a importância que teve o SENAI Ceará, na época da pandemia [de Covid-19], através dos face shields, EPI, álcool em gel que foram distribuídos, e um equipamento que salvou milhares de vidas, (…) o capacete Elmo – que, por sinal, recebeu vários prêmios. Mas, para mim, o maior prêmio foi salvar as vidas não só dos cearenses, mas dos brasileiros. Fica aqui a minha eterna gratidão a todos esses profissionais que se dedicaram, dia e noite, para poder fazer com que tenhamos condições de avançar na tecnologia. Parabéns ao SENAI Ceará e a todos que contribuíram para sua trajetória de sucesso”, concluiu Fernanda Pessoa.

O Diretor do SENAI Nacional, Gustavo Leal, também discursou durante a sessão comemorativa. “O SENAI Ceará nos orgulha muito, sob a liderança da Federação das Indústrias, do Presidente Ricardo Cavalcante. O SENAI é fruto da dedicação dos professores, de um grande grupo de colaboradores. Mas também deve à contribuição voluntária de uma grande quantidade de empresários, no Brasil inteiro, que doam seu tempo no sentido de administrar essa organização, de aconselhá-la, fazendo com que nós tenhamos, sempre, uma orientação ao mercado e à demanda industrial. Tenho certeza de que, nos próximos anos, muita coisa nova vai acontecer no SENAI Ceará”, disse.

Representando todas as pessoas envolvidas na educação do SENAI Ceará, a Gerente da UNED, Sônia Parente, agradeceu pela confiança no trabalho de todos. “Sou grata a Deus pelas oportunidades; à minha família; ao Dr. Ricardo Cavalcante, por toda a confiança no nosso trabalho, no trabalho do Dr. Paulo André Holanda, que é nossa inspiração diária, pela vontade de fazer acontecer, de contribuir e mudar a vida das pessoas através da educação. É um momento marcante, pois o SENAI Ceará tem feito muito, com apoio da CNI e do SENAI Nacional, com programas importantíssimos, voltados para a educação profissional que transforma vidas nesse país”, comentou.

O Gerente da UNITEC, Tarcísio Basto, destacou o papel transformador da instituição. “Muitas vezes, percebemos pessoas que chegam sem perspectivas e o SENAI transforma suas vidas e permite que elas consigam alcançar aquilo que é mais importante na vida, que é a dignidade do ser humano. Estamos, todos que fazemos o SENAI, de parabéns. Mas, acima de tudo, está de parabéns a sociedade cearense. Que Deus permita mais 80 anos [para o SENAI Ceará] que, eu tenho certeza, serão poucos para a grande história que essa instituição ainda tem a desempenhar nesse país”.

Maykon Gomes é Instrutor de Mecatrônica, foi convidado a falar durante a sessão. Ele já foi aluno do SENAI Ceará. Hoje, como docente, repassa seu conhecimento adiante, ajudando a formar pessoas cada vez mais preparadas para o trabalho. “É uma honra poder trabalhar numa instituição como essa que tem responsabilidade, além de pontos muito positivos, tanto para a sociedade cearense como para a sociedade brasileira”, comentou.

Após a sessão, Paulo André Holanda recebeu, das mãos da Deputada Fernanda Pessoa, uma placa em homenagem ao protagonismo do SENAI no Ceará na geração de emprego e renda para os cearenses e na promoção de serviços de tecnologia e inovação para as indústrias.

Também estavam presentes: a Secretária Executiva da Diretoria do SENAI Ceará, Fátima da Silveira Rocha; o Assessor Técnico de Comunicação SESI/SENAI, Richell Martins; e o aluno do SENAI, João Pedro dos Santos.

Mais notícias