Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde do Ceará prepara municípios para vacinação contra a COVID-19

Vacinação. Foto: Governo do Ceará.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) está preparando os 184 municípios para vacinação contra a COVID-19. O órgão orienta que todos eles devem fazer um novo cadastro dos vacinadores das unidades de saúde no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA).

A medida vai possibilitar o acesso e digitação dos dados (registro de vacinados) no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

“É importante essa preparação agora para quando a vacina chegar no Estado, as unidades de saúde começarem a vacinação. Onde todos os registros serão realizados através do Módulo COVID-19 no SIPNI”, destaca Ricristhi Gonçalves, Coordenadora de Vigilância e Prevenção a Saúde da Sesa.

Os profissionais de saúde que vão participar da campanha de vacinação contra a COVID-19 deverão estar vinculados às respectivas Unidades de Saúde que realizarão a vacinação, para permitir a imediata utilização no sistema. O Ministério da Saúde lembra que todos os profissionais que já são cadastrados no e-SUS AB e no SIPNI atual, deverão realizar novo cadastro no SCPA. Os vacinadores têm até quarta-feira, 13, para realizarem o cadastro.

“Todos os estabelecimentos de saúde que vão realizar a vacinação, têm que registrar seus dados. Isso é feito através do Plano Nacional de Imunização. É de suma importância que todos os municípios estejam com o cadastro dos seus vacinadores em dia”, reforça Ricristhi Gonçalves.

De acordo com a Sesa, dos 184 municípios do Ceará, 141 já realizaram o cadastro e os outros 43 municípios encontram-se com o procedimento em andamento. Além do cadastro das centrais de abastecimento municipais, as unidades de saúde que possuem salas de vacina deverão enquadrar o “Serviço 174 – Imunização” e a “Classificação 001 – Indivíduos em Geral”.

Mais notícias