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Relatório do Grupo Marquise apresenta o seu jeito de praticar Responsabilidade Social Corporativa

Foto: Divulgação

O Grupo Marquise divulgou o relatório de Impacto Socioambiental . Na publicação, a companhia detalha as ações que vem desenvolvendo voltadas para a agenda ESG (Environmental, Social and Governance). “Ao longo dos nossos 49 anos, sempre tivemos como diretriz olhar para além dos muros da empresa. Nesse sentido, publicamos o relatório que conta uma parte dessa história da companhia que tem foco no social, com preocupação ambiental e, é claro, sem abrir mão do progresso”, afirma Erivaldo Arraes, presidente do Grupo Marquise.

Por ser uma empresa com atuação em muitos ramos de negócios – ambiental, incorporações, infraestrutura, comunicação, serviços de atendimento ao cidadão, shoppings centers e hotelaria – muitas dessas iniciativas eram feitas de forma isolada. Um dos passos que o Grupo deu para tornar essa estratégia ainda mais eficaz foi consolidar as mais diversas ações de responsabilidade socioambiental em um setor estruturado de Inteligência Social – um jeito Marquise de praticar a Responsabilidade Social Corporativa.

As ações de bem-estar social, ética e integridade voltadas aos colaboradores e ao público de relacionamento do Grupo Marquise é nomeado de eixo social. Tudo o que é desenvolvido voltado ao cuidado com o meio ambiente é denominado eixo ambiental. Em um movimento cíclico, esses dois grandes eixos perpassam um ao outro, onde natureza e homem se completam, formando a área de Inteligência Socioambiental.

“Acima de tudo, acreditamos no trabalho contínuo. Dentre as muitas ações de monitoramento socioambiental que tem um alcance significativo é o Programa Ecocidadão, que há mais de 20 anos fomenta a conscientização socioambiental , por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos. O programa é movido por três pilares: comunicação social e educação ambiental; promoção do acesso à cultura; e ciclo de sustentabilidade”, explica Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.

O trabalho de comunicação social e educação ambiental é feito por meio de várias ações como visitas porta a porta, palestras, oficinas, dentre outros . Para ilustrar este número, somente as empresas EcoOsasco, EcoTaubaté, EcoFor e Marquise Ambiental Manaus – todas da área ambiental da companhia – fizeram 45.806 visitas porta a porta, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos.

O Programa Ecocidadão vem promovendo o acesso gratuito à cultura e os números também são expressivos. Com objetivo de educar crianças e jovens para que os mesmos sejam multiplicadores da mensagem de cuidado com o meio ambiente, a Marquise Ambiental promoveu peças teatrais gratuitas, que circularam por diversas cidades e estados. Somente os espetáculos O Presente de Cecília, Sal Menino Mar, No Coração da Lua e sessões de contação de histórias impactaram, entre 2019 a 2023, cerca de 52.700 jovens. “Nós estamos sempre buscando difundir a mensagem de cuidado com o meio ambiente e acreditamos que uma das melhores formas de fazê-lo é por meio da educação e da arte. Desta forma, atingimos adultos e jovens. É agir continuamente no presente para garantir um futuro sustentável ” afirma Vini Fernandes, gerente de marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.

Com relação ao terceiro pilar do programa Ecocidadão, que é ciclo de sustentabilidade, o relatório traz o exemplo da Ecotaubaté, empresa do Grupo Marquise. Com as mais de 13.529 mil hortaliças legumes e verduras cultivadas com o composto orgânico produzido pela empresa, foram distribuídos cerca de 240 mil pratos de sopa para pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com o Projeto Mesa Taubaté, uma iniciativa da Prefeitura da cidade.

No capítulo da governança, o relatório traz a criação do Conselho Consultivo do Grupo Marquise, que tem como finalidade contribuir para a melhora do processo estratégico da companhia, com planejamento e conexão entre a gestão executiva e os acionistas. Além disso, o Grupo Marquise, reconhecendo a importância da privacidade e proteção dos dados pessoais como parte fundamental de suas atividades, desenvolveu um Sistema de Gestão de Proteção de Dados Pessoais.

“Vários passos foram dados até chegarmos neste novo momento. Além de já termos lançado outros relatórios de ações sociais ao longo da nossa história, agora, após a estruturação da área de Inteligência Social do Grupo Marquise, produzimos nosso primeiro Relatório de Impacto Socioambiental relatando ações de todos os segmentos de negócio em que atuamos hoje”, finaliza Luiz Gustavo Vianna, diretor administrativo financeiro do Grupo Marquise.

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